VLT entre Brasília e Valparaíso vira assunto da população no Entorno Sul

A expectativa é transportar diariamente 600 pessoas na fase de testes

Uma pequena locomotiva da VL! Multidodal S/A foi responsável pela primeira viagem de testes da linha férrea entre Brasília e Valparaíso de Goiás, na última terça-feira (04/06). A inspeção visou avaliar as condições do trajeto de 35 quilômetros para a implantação do VLT – Veículo Leve Sobre Trilhos.

Segundo o GDF, a meta é implantar um transporte moderno na rota e a previsão que colocá-lo em operação até o início de 2020. Essa é a expectativa do governador do DF, Ibaneis Rocha. "Esse é um primeiro passo no rumo de uma solução no transporte para o Entorno", afirmou.

Em entrevista concedida ao Alô, Jean Carlos Pejo, secretário Nacional de Mobilidade Urbana, destacou que tem a missão de colocar em marcha o novo meio de transporte na região. “Com certeza vai trazer uma vida melhor para as pessoas”, ressaltou. v O prefeito de Valparaíso, Pábio Mossoró, relatou em suas redes sociais, que foram avaliados os primeiros passos para fazer os ajustes necessários “que possibilitarão definir o preço da passagem e iniciar o transporte de passageiros”.

A moradora da Etapa B, Claudionora Teixeira, torce para que o projeto saia do papel e contemple os moradores da cidade com uma nova opção para ir e vir da capital federal. “Esperamos que essa conversa não seja mais uma promessa”, salientou.

Já para o morador da Cidade Jardins, Francisco Soares, este é um momento que deve ser comemorado. “Todo mundo aqui no meu condomínio ficou feliz. O VLT ajudará muita gente do bairro”, disse.

Saiba mais sobre o VLT

Ainda durante a vistoria, engenheiros e técnicos do projeto afirmam que ainda serão necessários alguns reparos nos trilhos ao longo de toda a ferrovia. A estimativa é de que o tempo da viagem reduza para 1hora.

O governo do DF também informou que o trem que fará os testes, no próximo ano, possui três vagões, totalizando 18 metros de comprimento, movidos a óleo diesel. O veículo pode chegar a 76km/h.

Inicialmente, o VLT fará duas viagens por dia, cada uma com capacidade para 600 pessoas. Cerca de 80 mil moradores se deslocam diariamente entre Brasília e os municípios goianos do Entorno Sul.

Da Redação do Alô Valparaíso
vlt

VLT inicia fase de testes. (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!