Compartilhe esta matéria!

Vapt Vupt de Águas Lindas inicia atendimento para Aluguel Social

Alvo do programa são famílias sem casa própria, com dificuldade de arcar com custos de aluguel e que se enquadrem nos requisitos do edital. Beneficiados recebem auxílio mensal de R$ 350, por 18 meses

A população de Águas Lindas de Goiás passa a contar, a partir desta segunda-feira (10), na unidade Vapt Vupt do município, com atendimento para entrega de documentos e cadastro no programa “Pra Ter Onde Morar – Aluguel Social”, da Agência Goiana de Habitação (Agehab). O serviço deve ser agendado pelo portal www.vaptvupt.go.gov.br.  Antes de marcar o procedimento, as famílias que realizaram suas inscrições via internet devem checar se foram convocadas na lista publicada no site www.agehab.go.gov.br.

Podem participar do programa de Aluguel Social famílias sem casa própria que se enquadrarem nos requisitos e que têm dificuldade de arcar com custos de locação de imóveis para viver. Após avaliação da Agehab, caso aprovado, a família recebe auxílio mensal de R$ 350, por 18 meses, podendo ser prorrogado por igual período.

Os servidores da Secretaria da Administração (Sead) receberam treinamento para recepcionar as inscrições no programa do Governo de Goiás. Em breve, as unidades do Vapt Vupt localizadas em Anápolis, Senador Canedo e Trindade também vão disponibilizar esse tipo de serviço. A ideia é expandir o atendimento para outras agências nos próximos meses.

Titular da Secretaria da Administração (Sead), Bruno D’Abadia avalia que a parceria com a Agehab demonstra que o Governo de Goiás atua de forma integrada, focado em buscar soluções para a população. “Estamos reunindo a aptidão dos nossos servidores no atendimento ao público com um projeto prioritário do governador Ronaldo Caiado, que é amparar essas famílias com dificuldade. Junto com a Agehab, vamos receber todos com dignidade e respeito para que possamos acelerar a cobertura do auxílio”, pontua o secretário.

Para o presidente da Agehab, Pedro Sales, a inclusão do serviço também nas unidades Vapt Vupt visa facilitar ainda mais o acesso dessas famílias, especialmente daquelas que têm dificuldades de acesso à internet. “A parceria da Agehab com a Sead tem como objetivo atender de forma ainda mais eficiente a população de Goiás, conforme é determinação do governador. Nosso objetivo é sempre facilitar ao máximo o acesso dos candidatos ao benefício”, salienta.

Pra Ter Onde Morar

Entre os requisitos para a família ser atendida com o aluguel social estão habitar moradia improvisada ou em coabitação ou, ainda, se tiver mais de 50% da renda familiar comprometida com aluguel. Também é preciso estar inscrito no CadÚnico do município onde o benefício será concedido. Todos os critérios para participar estão disponíveis no edital publicado no site da Agehab. O objetivo do Governo de Goiás é atender cerca de 30 mil famílias goianas, com recursos oriundos do Fundo de Proteção Social do Estado de Goiás (Protege).

Alô Valparaíso/Foto e informações: