Valparaíso uma cidade em pleno desenvolvimento

A principal cidade do Entorno do DF é a 6ª em desenvolvimento econômico e a 8ª em serviços, no estado de Goiás.

Apesar de ter o segundo menor território do estado de Goiás, o município de Valparaíso de Goiás, localizado no Entorno do Distrito Federal, possui mais de 48 bairros e já ultrapassou o número de 200 mil habitantes (número não oficial). Essa é a maior densidade populacional do Brasil. Sua localização é estratégica, ficando a cerca de 40 km de Brasília e a 190 km de Goiânia.

Em 2018, Valparaíso completou 23 de emancipação política. Ainda que seja muito jovem, a Pérola do Entorno é uma das mais importantes cidades goianas, sendo a 6ª em desenvolvimento econômico e a 8ª em serviços. A posição no ranking estadual significa que o setor de serviços é responsável por 87% da atividade econômica local.

Mesmo sendo a cidade que mais cresce em população no País e não tendo vocação industrial, neste momento, Valparaíso está entre os vinte maiores PIB do território goiano e tem se destacado na produção de móveis, formando um pólo moveleiro. Além de tudo, as atividades do ramo do comércio tanto atacadista como varejista de vários segmentos seguem prósperas, abrindo oportunidades de trabalho para os munícipes e também para moradores de todo o Entorno Sul do DF.

A BR-040 é outro ponto de destaque e que favorece Valparaíso no percurso do progresso. A Rodovia Federal é o principal corredor de acesso a Brasília e tem no município goiano o seu principal pólo de desenvolvimento econômico, que anualmente atrai cada vez mais investimentos e a instalação de grandes empresas.

Um estudo do IMB – Instituto Mauro Borges mostra que Valparaíso tem avançado na área de educação. A evolução é refletida na sociedade e aponta uma taxa de analfabetismo de (3,43%), que está muito abaixo da do Brasil (9,6%). O resultado valparaisense é o 3º melhor do ranking do estado de Goiás.

Mesmo com estes números positivos, muito ainda precisa ser feito para que a cidade consiga acompanhar o crescimento populacional e econômico. Em especial, nas áreas de educação, infraestrutura, saúde, segurança e transporte. Esse é o pensamento da maioria das pessoas, que escolheram Valparaíso para investir em negócios, comprar uma casa própria ou criar seus filhos. “Eu gosto muito deste lugar. Porém, gostaria que houvesse mais investimentos e que eles garantissem melhor qualidade de vida para todos”, disse Maria Helena – moradora do Jardim Céu Azul.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Jordame Barbosa, acredita que Valparaíso segue na direção certa para o futuro. Contudo, ele sabe que muito precisa ser conquistado e lembra que os maiores desafios da cidade ainda são a mobilidade, a acessibilidade, o tratamento de resíduos sólidos e a integração comercial entre o setor produtivo. “Devemos avançar na elaboração de estratégias, no planejamento e na criação de atrativos voltados ao grande fluxo de pessoas que passam diariamente pela cidade. Isso se faz necessário, principalmente, para acolher os novos moradores que chegam por meio da construção de condomínios”, concluiu.

Da Redação do Alô Valparaíso