Compartilhe esta matéria!

Valparaíso segue investindo na prevenção ao câncer de colo do útero e de mama

Palestras foram realizadas nesta quarta-feira (14), na ESF do bairro Anhanguera A

Reforçando os atendimentos voltados à saúde, foram promovidas na manhã desta quarta-feira (14), palestras para conscientização da importância de se prevenir e diagnosticar precocemente o câncer de mama e de colo do útero. A atividade aconteceu na Estratégia Saúde da Família (ESF), que fica localizada no bairro Setor de Chácaras Anhanguera A, em Valparaíso de Goiás.

Neste mês, o Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, do Centro Integrado de Atendimento à Mulher e da Coordenação da Atenção Básica, realiza o Outubro Rosa. A campanha visa alertar à população a respeito da necessidade dos exames preventivos e da multiplicação de conhecimento deste tema em todas as regiões da cidade.

Os moradores de Valparaíso que precisarem de atendimento devem procurar a unidade de saúde mais próxima de suas residências, ou o Centro Integrado de Atendimento à Mulher, no bairro Parque Rio Branco. O local oferece suporte gratuito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, nas seguintes especialidades: Ginecologia, Mastologia, Psicologia, Nutrição e equipe de Enfermagem.

Prevenção e informação

Em 2020, são previstos 66.280 mil novos casos de câncer de mama, no Brasil. E mais 16,5 mil casos de câncer do colo do útero.

Para lutar contra essa projeção, o conhecimento pode ajudar homens e mulheres a encontrarem um diagnóstico precoce e representar em até 100% a chance de cura, para os cânceres.

Da Redação do Alô Valparaíso