Secretaria de Saúde esclarece caso suspeito de novo coronavírus, em Valparaíso de Goiás

Informação foi dada ao Jornal de Brasília, pela Secretaria Municipal de Saúde

Na última terça-feira, dia 10 de março, uma mulher de 28 anos acompanhada da mãe, deu entrada na Unidade de Pronto Atendimento (UPA), no bairro Parque Marajó, em Valparaíso de Goiás, com suspeita de infecção por novo coronavírus.

Segundo informações divulgadas no Jornal de Brasília, a paciente chegou do exterior há 14 dias, após passar cerca de 30 dias viajando. O voo dela teria feito conexão com o aeroporto de Roma, na Itália. O país já tem mais de 7 mil infectados e registrou um 631 mortes causadas pela doença.

A secretária de Saúde do município goiano, Alyane Ribeiro, disse ao JB que a paciente procurou a unidade médica assim que começou a sentir os sintomas da gripe (febre, tosse e dores musculares). “Ela chegou usando máscaras apropriadas e estava com as mãos devidamente higienizadas. Essa consciência dela é muito importante para lidar com esses casos”, informou.

Também em entrevista ao veículo de comunicação do DF, a diretora municipal de Vigilância em Saúde, Leidimar Soares da Silva, afirmou que o atendimento da mulher foi rápido e eficiente. “A paciente foi atendida em um local isolado. Consequentemente, ligamos para o Centro de Informações Estratégicas e Resposta de Vigilância em Saúde (CIEV) para pegar as recomendações. Além disso, tivemos diferentes capacitações para seguir o protocolo corretamente. Dessa forma, nós, da vigilância, fizemos as coletas necessárias para o diagnóstico e encaminhamos para o laboratório adequado. O resultado pode sair ainda hoje”, comunicou.

A paciente segue em isolamento domiciliar e apresentou estabilidade no estado de saúde. “Até o presente momento, a mãe de paciente não apresentou nenhum sintoma do coronavírus”, informou Leidimar Soares ao Jornal de Brasília.

Da Redação do Alô Valparaíso/Com as informações do Jornal de Brasília
sms1

Sede da Secretaria Municipal de Saúde. (Foto: Cláudio Py/Jornal de Brasília)

Compartilhe esta matéria!