Valparaíso receberá segunda audiência pública sobre mobilidade urbana

Evento tem como meta definir diretrizes e investimentos para compor o PlanMob

O município de Valparaíso de Goiás, na região do Entorno do Distrito Federal, recebe na quinta-feira (30), a partir das 19 horas, a segunda Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana.

O intuito do evento que será promovida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Habitação e Serviços Urbanos, é definir diretrizes e investimentos para compor o PlanMob, conforme disposições gerais da Lei Federal 12.587/2012, que trata sobre o planejamento da mobilidade nas cidades.

Segundo a Secretaria, o Plano abordará a infraestrutura viária voltada às características dos passeios públicos, analisando se as calçadas estão aptas ou não para o pedestre, assim como inquisições de acessibilidade, traçando estudos e visitas em campo para analisar características físicas dos itens de acessibilidade como a presença de rampas, faixas de pedestre elevadas, marcação de piso tátil em pontos específicos das calçadas, etc.

Ainda de acordo com a pasta do Governo Municipal, mais um ponto a ser debatido será a sinalização viária, a partir de uma análise da situação atual e os principais pontos que carecem de sinalização, além de ser elaborados mapas mostrando a situação atual das placas de sinalização vertical, e marcação da sinalização horizontal, analisando as deficiências voltadas a sinalização viária no município.

Confira abaixo outras questões que são abordadas pelo PlanMob:

Estudos aplicados através de questionários de Origem e Destino, pesquisas com ciclistas sobre o uso da bicicleta dentro do município abordando questões voltadas às existências de ciclovias e as principais dificuldades encontras aos que utilizam desse modal para se locomover.

Pesquisa sobre as áreas de estacionamento nos eixos de maior concentração comercial, estabelecendo proposta a partir das análises feitas no município, verificando se há ou não a necessidade de implantação de novos sistemas voltados a vagas de estacionamento nesses eixos comerciais.

Pesquisa sobre o transporte público e suas rotas, abrangendo questões voltadas a infraestrutura desses veículos, tempo de espera dos passageiros, principais horários em que os munícipes utilizam dos serviços e considerações gerais voltadas ao meio de transporte municipal do município.

Análise dos principais meios de locomoção dentro do município, através de um estudo de contagem volumétrica que será realizado pela empresa Líder Engenharia e Gestão de cidades, o qual será realizado em pontos estratégicos da cidade, em três períodos do dia, sendo os de maior fluxo no período da manhã, horário do almoço e no final da tarde, durante três dias consecutivos.

Estudos através de leitura e levantamento em campo para definir áreas estratégicas de acessos para a Rodovia BR-040, facilitando a travessia para os dois extremos do município de Valparaíso de Goiás. Realização de audiências públicas, para apresentação dos materiais elaborados pela empresa, dessa forma podendo ser apresentado e discutido com a população e toda a equipe técnica municipal da prefeitura.

Serviço

Evento: Segunda Audiência Pública sobre Mobilidade Urbana

Data: 30/01

Horário: 19 horas

Local: CIEI - Centro Integrado de Educação Inclusiva - Rua 13/15 – Quadra 15 Lote 01 – Etapa A

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações da ASCOM – PMVG

2ª Audiência sobre Mobilidade Urbana. (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta matéria!