Neste sábado (24), será realizado em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, o ‘Dia D’ da Campanha de Multivacinação.

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) busca garantir que nenhuma criança até cinco anos de idade ou entre 9 e 15 anos fique de fora da Campanha. Para atender a população, todas os postos de saúde estarão abertos de 8h às 17h.

O objetivo do Dia D é dar mais uma oportunidade aos pais e responsáveis de garantir a proteção das crianças e adolescentes.

A expectativa é que o sábado de vacinação envolva mais de 350 mil profissionais de saúde em todo o Brasil, além de 42 mil veículos, entre terrestres e fluviais, que irão assegurar a vacinação em locais de difícil acesso.

O foco da campanha, que será realizada até 30 de setembro, é mobilizar os pais ou responsáveis a levarem seus filhos para atualizar o Cartão de Vacinação. Neste ano, a ação é voltada para crianças (menores de cinco anos e de nove anos) e adolescentes (entre 10 e 15 anos incompletos). Devem comparecer aos postos todas as crianças e adolescentes nessa faixa etária, para que seja possível identificar quais doses estão em atraso ou devem ter o esquema iniciado. Serão disponibilizadas vacinas do calendário da criança e do adolescente, como tuberculose, rotavírus, sarampo, rubéola, coqueluche, caxumba, HPV, entre outras.

Por Marcelo Carlos