Nesta quinta-feira (15/06), o município de Valparaíso de Goiás, localizado na região do Entorno do Distrito Federal, faz aniversário e completa 22 anos de emancipação política.

A cidade que hoje possui cerca de 200 mil habitantes enfrenta grandes desafios, entre eles o alto índice de violência, a insegurança que tira o sono da população, a precariedade do transporte público e a infraestrutura urbana que ficou atrasada devido ao grande crescimento populacional alastrado nos últimos anos.

Com a construção de novos condomínios e a chegada de milhares de pessoas vindas de todas as partes do Brasil, a previsão é de que nos próximos 4 anos, o município chegue ao número de 300 mil habitantes. Um fato preocupante.

Para o morador da Etapa B, Lucas Cardoso (19), o crescimento da cidade precisa ser acompanhado por melhorias no transporte, segurança, educação e saúde. “Estamos presenciando o desenvolvimento desta região, que atrai novos moradores e que necessita de um cuidado maior por parte de seus governantes. Hoje, temos que nos preocupar com a BR-040 que vive parada, com a instalação de passarelas no trecho que corta a cidade, com a construção de novas escolas e principalmente com a saúde pública. O problema da segurança é nacional, mas aqui também precisa ser solucionado”, disse.

Segundo Neide Costa (23), moradora do Setor de Chácaras Anhanguera B, os problemas são grandes no bairro em que ela vive com a família. No entanto, a jovem mulher não perde a esperança e acredita em dias melhores para Valparaíso. “Esperamos que a nova administração desenrole o PAC Anhanguera e realize as obras que são prometidas há anos. Eu sou sempre positiva, torço pelo melhor e gosto muito da minha cidade”, comentou. 

De acordo com Maria Gabriela (55), residente da Cidade Jardins, em 22 anos de emancipação, a cidade cresceu muito e tende a continuar se desenvolvendo. “Quando cheguei aqui, morei no bairro Morada Nobre, lembro que não tínhamos quase nada, além de mercadinhos, padarias e algumas escolas. Hoje a cidade tem de tudo e é a melhor do Entorno de Brasília. Entretanto, clamamos por melhorias na segurança pública e no transporte”, afirmou.

Conheça a história

O município localizado ao sul do Distrito Federal, faz parte da Área Metropolitana Integrada de Brasília. Uma cidade peculiar, com uma população permeada pela migração, de mente própria dos grandes centros urbanos, dada a proximidade com a capital federal.

Valparaíso de Goiás nasceu em 1959, com a implantação do loteamento Parque São Bernardo, que surgiu em função da construção de Brasília. Em 19 de abril de 1979, o Núcleo Habitacional Valparaíso I foi inaugurado pelo então prefeito de Luziânia, Walter José Rodrigues e elevado à categoria de município com a denominação de Valparaíso de Goiás, pela lei estadual nº 12667, de 18 julho de 1995, no entanto comemora-se  sua emancipação em 15 de junho.

Da Redação