Em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, quatro coligações registraram seus candidatos à Prefeitura Municipal, junto ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE-GO). Além deles, foram oficializados os nomes dos candidatos a vice-prefeito e dos postulantes ao cargo de vereador.

Após o registro oficial das candidaturas, no último dia 16 de agosto, foi dado início ao período para veiculação eleitoral referente às eleições municipais de outubro. A campanha seguirá até o dia 1º do mesmo mês, véspera do pleito que promete ser o mais disputado da história da cidade.

Segundo dados da Justiça Eleitoral, 68.702 eleitores do município poderão participar das eleições neste ano de 2016. Vale a pena lembrar, que o TRE-GO convocou vários oficiais de Justiça para dar suporte durante a disputa aos cargos eletivos. O objetivo é coibir com eficiência qualquer tipo de propaganda irregular.

Segundo informações da Justiça Eleitoral, mais de 4,4 milhões de eleitores irão às urnas em Goiás no dia 02 de outubro. Somente em cidades com mais de 200 mil eleitores será realizado o segundo turno, não é o caso de Valparaíso e de outras cidades da região.

Em ordem alfabética, conheça os candidatos a prefeito em Valparaíso de Goiás.

Afrânio Pimentel – Coligação Renasce a Esperança do Povo (PR, PSC, PTN, SD, PRTB, PMB, PPS, PROS, PMDB, PSD, PMN, PTB E PRB)

Afrânio Pimentel (PR) é o candidato à prefeito de Valparaíso pela coligação. Natural de São Desidério (BA), tem 42 anos, graduado em Gestão Pública, ele é casado, pai de três filhos, morador da cidade goiana há mais de 25 anos. Em Valparaíso de Goiás, o representante do PR foi vereador por três mandatos, quatro vezes presidente da Câmara de Vereadores, e hoje tem Ângela Pessoa (PSC), filha do ex-prefeito José Valdécio, como vice-candidata a prefeita de sua chapa. Afrânio conta com o apoio de vários políticos do DF e GO, entre os mais importantes estão os deputados federais Alexandre Baldy (PTN), Lucas Vergílio (SD) e Magda Mofatto (PR), e os deputados estaduais, José Nelto (PMDB) e Diego Sorgatto (PSB).

Iraquitan Oliveira – Coligação Esse é o Caminho (PCdoB e PSOL)

O socialista Iraquitan Oliveira (PCdoB), 48 anos, é o candidato da coligação à Prefeitura de Valparaíso. O pernambucano, natural de Água Preta (PE), mora na cidade goiana desde 2005, trazendo em seu currículo, um mandato como vereador em Palmares (PE). Em Pernambuco, ele criou uma associação de moradores, realizou boa parte de sua militância política e executou trabalhos sociais junto da população local. No Centro-Oeste, Iraquitan trabalhou na antiga Funasa e no Ministério da Saúde. Além da força do diretório nacional do PCdoB, Oliveira conta com o apoio de Professor Weslei, candidato a governador de Goiás em 2014, pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL).

Pábio Mossoró – Coligação Pela Reconstrução de Valparaíso (PSDB, PP, PSB, PHS, PDT, PSDC, PEN, DEM, PV, PTC, REDE e PTdoB)

O candidato à Prefeitura de Valparaíso pela coligação é o vereador de dois mandatos, Pábio Mossoró (PSDB), 37 anos, filho do comerciante Sr. José e da costureira D. Marluce. O prefeitável é natural de Sobradinho-DF, mora em Valparaíso de Goiás há 34 anos, é solteiro e cursa Gestão Pública. A  família do tucano é oriunda do Rio Grande Norte, uma das pioneiras do município goiano, tendo participado de todas as fases de seu crescimento no Entorno do Distrito Federal. Pábio foi o maior opositor do governo Lucimar (PT), apresentando vários projetos e destacando-se pelo seu trabalho na casa de Leis. Pábio escolheu a odontóloga Dra. Zeli Fritsche (PP), 54 anos, para ser sua candidata à vice-prefeita. Sua candidatura conta com o apoio do governador de Goiás, Marconi Perillo (PSDB), dos senadores Wilder Morais (PP) e Lúcia Vânia (PSB), dos deputados federais Célio Silveira (PSDB) e Giuseppe Vecci (PSDB), da deputada estadual e titular da Secretaria Cidadã, Lêda Borges (PSDB), do governador do DF, Rodrigo Rollemberg (PSB), dentre outras lideranças.

Roberto Martins – Coligação Mãos Que Sabem Construir (PT, PPL, PSL e PRP)

O advogado Dr. Roberto Martins, 38 anos, é o candidato da coligação à Prefeitura de Valparaíso. O cearense é natural de Ipueiras-CE, chegou à importante cidade goiana do Entorno de Brasília em 1998, onde hoje é casado, pai de três filhas, exerce sua profissão com destaque e realiza trabalhos sociais. Ele é Presbítero da igreja Assembleia de Deus, e após a desistência de Lucimar Nascimento à reeleição, foi escolhido pelo Partido dos Trabalhadores para ser o sucessor da atual prefeita. Em 2012, Martins foi candidato a vereador pelo PSL e obteve 563 votos nas urnas. Seus principais apoiadores são o deputado federal Rubens Otoni (PT), o ex-deputado federal Roberto Policarpo (PT-DF), o deputado Lucas Calil (PSL), e o secretário municipal de saúde Walter Mattos (PPL).

Por Marcelo Carlos