Valparaíso de Goiás recebe a “Xperience – Ciência e Diversão”

Temporada no Shopping Sul vai até o dia 29 de março deste ano

A praça de eventos do Shopping Sul, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, está recebendo o Planetário e o evento "Xperience – Ciência e Diversão", um parque com 19 aparelhos interativos, que transmitem conhecimento e lazer.

A iniciativa acontece até o dia 29 de março na cidade goiana, sempre de segunda a sábado, das 14h às 21h. Nos domingos e feriados, das 12h às 19h. A entrada na Xperience é franca.

Confira abaixo alguns dos 19 experimentos disponíveis para o público valparaisense:

• Gerador de Van de Graaff – Fique de cabelo em pé com este interessante experimento científico criado por Robert Jemison Van de Graaf, em 1929. Quem tocar na esfera da máquina eletrostática ficará com os cabelos arrepiados devido à eletricidade.

• História do cinema (praxinoscópio) – Inventado pelo francês Émile Reynaud, em 1877, o praxinoscópio conta com uma sequência de 12 imagens dispostas nas laterais da parte interna de um cilindro, sendo refletidas por um conjunto de espelhos posicionados no centro do aparelho. Ao ser acionado manualmente, o cilindro gira as figuras, dando a ilusão que estão se movimentando, como se fosse um cinema.

• Máquina de Wimshurst – Os entusiastas pela ciência poderão criar seus próprios raios e se surpreender com a tensão gerada, com a reprodução de uma máquina eletrostática do século 19.

• Poço infinita – O poço infinito desafia os olhos e os conhecimentos dos participantes a descobrirem como a ilusão foi criada com uma pequena ajuda da física.

• Bicicleta geradora – Na ecologicamente correta bicicleta geradora, o público poderá fazer um rádio de carro, um painel de led e um ventilador funcionarem somente com a força gerada pelos pedais.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações do Shopping Sul

A “Xperience – Ciência e Diversão” acontece no Shopping Sul. (Foto: Divulgação)

Compartilhe esta matéria!