Valparaíso de Goiás possui cerca de 80 mil eleitores

Números do TRE-GO apontam que boa parte dos moradores da cidade ainda votam no DF e em outros estados

A região do Entorno do Distrito Federal apresenta um crescimento populacional acima da média do país, e, este é o caso do município de Valparaíso de Goiás, que já possui mais de 200 mil habitantes. O próximo Censo Demográfico do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE, será realizado em 2020 e deve confirmar o número.

Contudo, o atual número populacional não reflete no eleitoral da mais importante cidade goiana da região. Hoje, segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral – (TRE-GO), o município possui 79.335 eleitores, 241 seções e 31 locais de votação.

Estes números revelam que apesar de ficar às margens da principal rodovia brasileira – a BR-040, de ser a 6ª cidade em desenvolvimento econômico e a 8ª em serviços no estado de Goiás, Valparaíso ainda conta com baixa participação de seus moradores na eleição municipal.

A maioria das pessoas que escolheram a cidade para viver, ainda votam no Distrito Federal e em outros municípios brasileiros, principalmente, aqueles que estão situados na região Nordeste do Brasil.

No próximo ano, os valparaisenses voltarão às urnas para escolher prefeito e vereadores. A eleição está marcada para ocorrer no dia 4 de outubro. Essa será a primeira em que os partidos políticos não poderão fazer alianças para disputar as 13 vagas na Câmara Municipal de Vereadores, apenas para a Prefeitura.

Valparaíso de Goiás tem mais de 200 mil habitantes. (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta matéria!