O Projeto Nova Canaã vem sendo desenvolvido ao longo dos anos no Sertão da Bahia, mais precisamente em Irecê, município que fica localizado a 478 km da capital Salvador.

A iniciativa tem mudado a vida de muitas famílias da região. E, atualmente, mais de 600 crianças são atendidas e participam do projeto criado pela TV Record.  

Neste ano de 2015 surgiu uma possibilidade do projeto ser expandido para outras regiões do Brasil e um dos lugares especulados é o Entorno do Distrito Federal.

O município de Águas Lindas é um dos mais lembrados para a implantação do projeto. Porém, outras cidades do Entorno de Brasília  também estão sendo cotadas para um estudo que viabilize a chegada do programa da Igreja Universal em seus territórios, uma delas é Valparaíso de Goiás. Gestores públicos da região já visitaram a Fazenda Nova Canaã e ficaram impressionados com a capacidade de recuperação da dignidade das crianças do agreste baiano.

Segundo dados de uma pesquisa divulgada pela Companhia de Planejamento do Distrito Federal (Codeplan), um dos principais problemas dos municípios que integram o Entorno é exatamente a educação  – considerada essencial nas políticas públicas de base e falha na região metropolitana do DF. A partir de uma boa educação, espera-se que ocorra uma redução dos índices de violência que estigmatizam os moradores.

Na Fazenda Nova Canaã as crianças tem educação de qualidade da pré-escola à 4ª série, e contam, com assistência médica, odontológica, além de fazerem refeições diárias e aprenderem a diferença entre os vegetais orgânicos e os tratados com agrotóxicos. Nas atividades cotidianas os pequenos elaboram o preparo de mudas, adubam, plantam e realizam a colheita. A criação de gado leiteiro, porcos, galinhas e peixes reforçam a alimentação dos frequentadores do projeto.

Ação da Associação Beneficente Projeto Nordeste, que tem a Rede Record como mantenedora, o projeto Nova Canaã serve cerca de três mil refeições todos os dias. Em um país no quadro econômico recessivo, com cortes significativos nos orçamentos destinados à educação, a iniciativa é exemplo de como o terceiro setor, a iniciativa privada e a sociedade civil podem transformar a realidade das pessoas.

Foto-dm

Foto: DM – Valparaíso de Goiás é cotada para estudo que viabilize a implantação do Projeto Nova Canaã na cidade.