Valparaíso de Goiás é contemplada com a criação de escola cívico-militar

Ministério da Educação escolheu o Colégio Estadual Céu Azul

O Ministério da Educação (MEC) divulgou na semana passada, a relação de instituições de ensino selecionadas para participar do programa de escolas cívico-militares. Entre as 54 unidades contempladas estão o Colégio Estadual Céu Azul, que fica no município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Segundo o Governo Federal, a implementação do modelo acontecerá ao longo deste ano, em edição piloto. De acordo com o MEC, policiais e bombeiros militares foram capacitados para trabalhar nas unidades. Ainda na região do Entorno do DF, os municípios de Águas Lindas, Luziânia e Novo Gama também serão contemplados.

A primeira rodada de capacitação foi realizada no mês de dezembro de 2019, em Brasília. O trabalho contou com a participação de diretores e coordenadores de escolas, além de representantes de secretarias estaduais e municipais de Educação que vão atuar como multiplicadores. A segunda rodada ocorreu neste mês, em Porto Alegre (RS). Foram capacitados 54 oficiais da reserva e da ativa das polícias e bombeiros militares e 17 profissionais das secretarias de Educação.

O Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares é uma parceria do MEC com o Ministério da Defesa. Cerca de 1.000 militares da reserva das Forças Armadas, policiais e bombeiros militares da ativa vão atuar na gestão educacional das instituições. Em 2020, o MEC destinará R$ 54 milhões para levar a gestão de excelência cívico-militar para 54 escolas, sendo R$ 1 milhão por instituição de ensino.

Da Redação do Alô Valparaíso
ceu azul

Colégio Estadual Céu Azul. (Foto: Rafaela Felicciano/Metrópoles)

Compartilhe esta matéria!