O Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal (IFDM) 2015, divulgado no dia 03 de dezembro, classificou Valparaíso de Goiás na 2487º posição no ranking nacional de desenvolvimento, com IFDM consolidado 0,6749.  

O índice varia de 0 a um ponto e classifica os municípios em quatro categorias. Desenvolvimento baixo, de 0 a 0,4; regular, de 0,4001 a 0,6; moderado, de 0,6001 a 0,8; e alto, de 0,8001 a 1.

O levantamento, criado pelo Sistema Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro, acompanha o desenvolvimento socioeconômico do Brasil e avalia as condições da Educação, Saúde, Emprego e Renda dos municípios. Nesta edição, com dados de 2013, o estudo destaca que o Centro-Oeste nunca esteve “tão próximo dos padrões de desenvolvimento observados nas regiões Sul e Sudeste”.

De todas as cidades do Centro-Oeste, a primeira colocada é Lucas do Rio Verde (MT). Em seguida, Itumbiara (GO), Costa Rica (MS), Três Lagoas (MS), Sinop (MT), Catalão (GO), Chapadão do Céu (GO), Primeira do Leste (MT), Rondonópolis (MT) e Rio Verde (GO). Goiânia (GO) está entre as capitais com melhor pontuação, seguida de Campo Grande (MS), Cuiabá (MT) e Brasília (DF). A cidade com pior resultado no índice foi Campinápolis (MT).

Em Goiás, Goiânia é a 5ª cidade com melhor avaliação. A primeira colocada no ranking estadual é Itumbiara, seguida de Catalão, Chapadão do Céu e Rio Verde. Em sexto lugar, Jataí. Em seguida, Marzagão, Ceres, Goiatuba e Palminópolis. Já a nossa Valparaíso de Goiás aparece apenas na 145º posição do ranking estadual.

IFDM consolidado

POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING DO IFDM – Emprego & Renda

Emprego e renda ranking

POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING DO IFDM – Educação

Educação ranking

POSIÇÃO DO MUNICÍPIO NO RANKING DO IFDM – Saúde

Ranking saúde

Por Marcelo Carlos