Segundo o Mapa da Violência 2015, apresentando no último dia 09 de novembro, pelo Ministério das Mulheres, Igualdade Racial e Direitos Humanos, Valparaíso de Goiás é 74ª cidade do Brasil com maior taxa de homicídios de mulheres.

Entre as 50 cidades com mais de 10 mil habitantes do sexo feminino com as maiores taxas médias de homicídio de mulheres por 100 mil, o estudo revela a presença de três municípios goianos. Alexânia (2°), Planaltina (29°) e Luziânia (48°), todas na região do Entorno do Distrito Federal. Em Valparaíso a média de homicídios de mulheres é de 11,5.

Para o Mapa da Violência 2015, foram utilizados dados do Sistema de Informações de Mortalidade (SIM), da Secretaria de Vigilância em Saúde (SVS) do Ministério da Saúde (MS). Já para o cálculo das taxas nos estados, foram utilizados os Censos Demográficos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e as estimativas intercensitárias disponibilizadas pelo Departamento de Informática do Sistema Único de Saúde (DATA-SUS).

De acordo com os dados nacionais, nesta edição, o Mapa da Violência revelou que, no Brasil, 55,3% dos crimes de gênero foram cometidos no ambiente doméstico e 33,2% dos homicidas eram parceiros ou ex-parceiros das vítimas. O país tem uma taxa de 4,8 homicídios por cada 100 mil mulheres, a quinta maior do mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde (OMS), que avaliou um grupo de 83 países.

Violência mulher

Imagem Ilustrativa: Valparaíso de Goiás é 74ª cidade do Brasil com maior taxa de homicídio de mulheres.