Valparaíso conta com as unidades de saúde mais procuradas por pacientes que não conseguem atendimento no Distrito Federal

CAIS, HMV e UPA são responsáveis pelo atendimento de boa parte dos usuários que não conseguem assistência médica no DF

Nos últimos três anos, um fato tem chamado a atenção e provocado um amplo debate na saúde pública da Região Centro-Oeste do Brasil. Localizado à 35 km de distância de Brasília, o município goiano de Valparaíso de Goiás, tornou-se a válvula de escape dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), que não conseguem atendimento médico nas unidades do Distrito Federal.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), as unidades públicas mais procuradas pelos moradores do DF, atualmente, são o Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS), o Hospital Municipal de Valparaíso (HMV) e a Unidade de Pronto Atendimento (UPA).

A realidade explica muito o aumento de demanda registrado no último ano, na mais importante cidade goiana do Entorno Sul. Apesar de serem solicitadas por muitas pessoas do DF e de municípios goianos vizinhos, as unidades de Valparaíso seguem sendo referência. É o que garantem os próprios vizinhos dos goianos.

De acordo com a moradora do Gama, Maria Aparecida Siqueira, de 44 anos, sua família nunca teve atendimento negado no município goiano. “Raramente, demoramos a ser atendidos. Uma vez ou outra aconteceu, mas não temos o que reclamar. Às vezes, até no hospital particular ficamos três ou quatro horas esperando um médico chamar”, afirmou.

Para o morador do Riacho Fundo II, Joaquim Souza Marques, de 57 anos, Valparaíso tem sido muito importante na região. Ele conta que quando não consegue assistência no Hospital de Base, sempre procura a cidade goiana. “Aqui está muito melhor. Eu gosto do atendimento do HMV”, ressaltou.

A estudante e moradora de Santa Maria, Meire Fernandes, de 19 anos, revela que quando não consegue ajuda no DF, também recorre ao CAIS. “Aconteceu algumas vezes de demorarem a me chamar, mas nunca fiquei sem consultar”, contou.

Da Redação do Alô Valparaíso
hmv (1)

Hospital Municipal de Valparaíso (HMV). (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!