A campanha de vacinação contra a Influenza – vários vírus da gripe incluindo o H1N1 – começa nesta segunda-feira (18) em Valparaíso de Goiás e prossegue até o próximo dia 20 de maio.

Na primeira fase da campanha, apenas idosos acima de 60 anos, crianças menores de 5 anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde devem tomar a vacina. Segundo o Ministério da Saúde, o grupo é prioritário, haja vista que essas pessoas são as mais afetadas pela gripe.

No próximo dia 30 de abril, o Dia D da Campanha de Vacinação, o público alvo são os povos indígenas portadores de doenças crônicas, população carcerária e mulheres que deram a luz nos últimos 45 dias.

Segundo informações do novo Boletim Mensal da Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), em 2016, foram confirmados 42 casos de H1N1 no Estado de Goiás, com 9 mortes. Os óbitos, de acordo com o boletim, foram registrados em Rio Verde (3 casos), Goiânia, Planaltina, Anápolis, Caldas Novas, Catalão e Ipameri ( 1 caso cada).

A vacinação contra a Influenza é prioritária às pessoas que integram os grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde. As notificações da SES-GO indicam que 75% das mortes por Influenza A vitimam as pessoas que estão incluídas nestes grupos.

As autoridades da área da Saúde vinculam a situação de epidemia em Goiás ao aumento de casos em países do Hemisfério Norte. Acredita-se que grande quantidade de pessoas tenha viajado a estes países e trazido o vírus da doença para o Brasil.

Por Marcelo Carlos (com as informações da SES-GO)