Compartilhe esta matéria!

Vacinação antirrábica de cães e gatos acontecerá em Valparaíso de Goiás

Campanha será promovida nos dias 22, 23 e 24 de setembro, sempre de 8h às 12h, na Avenida das Palmeiras

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS), por meio da Unidade de Vigilância em Zoonoses, realizará de 22 a 24 de setembro, na Avenida das Palmeiras, do bairro Parque Rio Branco, a campanha de vacinação antirrábica para cães e gatos.

Durante três dias seguidos, a imunização será promovida no período de 8h às 12h. Sempre com o objetivo de garantir a prevenção de animais e humanos contra a raiva, principalmente, nas áreas urbanas do município de Valparaíso de Goiás.

Importância da vacina

A conscientização dos cidadãos valparaisenses é fundamental, porque quando um animal é vacinado, a pessoa protege sua família, amigos, vizinhos e demais moradores da cidade.

Outro ponto importante para tranquilizar os donos de animais de estimação. É que todas as medidas de proteção e segurança serão adotadas na campanha de vacinação, com os profissionais de plantão devidamente equipados para imunizar os pets.

Perigos

A raiva é um vírus, uma zoonose (doença que pode ser transmitida dos animais para o homem) quase erradicada atualmente, mas, mesmo assim, muito temida. Isso porque a taxa de mortalidade da doença, que atinge apenas mamíferos, é de quase 100%. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e humanos de forma acidental.

A doença é contraída pela saliva de um animal infectado, através da mordedura, arranhadura e lambedura em ferimentos ou mucosas.

Serviço:

Vacinação antirrábica de caninos e felinos

Datas: 22, 23 e 24 de setembro

Horário: 8h às 12h

Local: Avenida das Palmeiras

Da Redação do Alô Valparaíso