Unidades de saúde abrem hoje para o “Dia D” de vacinação contra o sarampo, em Valparaíso

Moradores da cidade de 5 a 19 anos podem vacinar até às 17h deste sábado

As unidades de saúde de todo o município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, funcionam das 8h às 17h, neste sábado (15/02), durante o “Dia D” da Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), o objetivo da ação é sensibilizar os pais e responsáveis sobre os riscos de não vacinar seus filhos, pois sarampo é uma doença grave e que pode matar.

Nessa etapa, a convocação do órgão é voltada crianças e jovens na faixa etária de 5 a 19 anos de idade, que devem se vacinar até o dia 13 de março.

Para garantir a imunização o cidadão deve levar e apresentar ao posto de saúde mais próximo da residência, um documento de identificação e a caderneta de vacina.

Sintomas do Sarampo

Os principais sintomas do sarampo são febre acompanhada de tosse; irritação nos olhos; nariz escorrendo ou entupido; e mal-estar intenso.

Em torno de três a cinco dias podem aparecer outros sinais e sintomas, como manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas que, em seguida, se espalham pelo corpo. Após o aparecimento das manchas, a persistência da febre é um sinal de alerta e pode indicar gravidade, principalmente em crianças menores de 5 anos de idade.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus, que pode ser fatal. Sua transmissão ocorre quando o doente tosse, fala, espirra ou respira próximo de outras pessoas. A única maneira de evitar o sarampo é pela vacina.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações do Ministério da Saúde
vacinação

Valparaíso de Goiás promove "Dia D" de vacinação contra o sarampo. (Foto: Linice Moreira)

Compartilhe esta matéria!