No último dia 02 de outubro, Silvano Pereira Neto, mais conhecido como “Professor Silvano”, foi eleito pela quarta vez vereador em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Após receber 785 votos (1,41%), o histórico líder popular conseguiu novamente emplacar o seu nome e tornou-se o único candidato do Partido dos Trabalhadores (PT), aprovado pelo eleitorado nas eleições municipais de 2016.

Contudo, ele teve que lutar contra imposições e enfrentou grandes desafios dentro do grupo político que hoje comanda o governo municipal.

Não é segredo para ninguém que, a alta-cúpula petista da cidade e que alguns dirigentes do PT-DF, há anos tentam sem sucesso podar o crescimento político do parlamentar reeleito.

Em 2014, Silvano Pereira foi candidato a deputado estadual e recebeu 7.095 votos (0,23%). Mesmo não sendo eleito, ele saiu vitorioso das eleições estaduais, pois sem apoio partidário que foi dedicado a outras candidaturas, acabou obtendo expressiva votação e mostrando toda a sua força.

Neste ano, o PT de Valparaíso repetiu a história, apostando erroneamente na eleição de nomes sem identidade com a sigla e viu seus planos arruinados com os números favoráveis à reeleição do professor de Matemática.

Com o resultado positivo, Silvano mais uma vez saiu fortalecido de um pleito eleitoral, reelegendo-se mesmo diante da crise política atravessada pelo país e consolidando-se como o maior nome do Partido dos Trabalhadores da região.

Por Marcelo Carlos