Compartilhe esta matéria!

UnB abre 500 vagas em curso para pessoas acima de 45 anos, no DF

Inscrições devem ser feitas pela internet, até 4 de fevereiro. Formação é para Educador Político Social em Gerontologia; aulas são online.

Idosos se formam, pela internet, na Universidade do Envelhecer — Foto: Maria de Lourdes Fernandes/Arquivo pessoal
Idosos se formam, pela internet, na Universidade do Envelhecer — Foto: Maria de Lourdes Fernandes/Arquivo pessoal

A Universidade do Envelhecer (UniSER) – projeto de extensão da Universidade de Brasília (UnB) – está com 500 vagas abertas para o curso gratuito de Educador Político Social em Gerontologia. As inscrições deve ser feitas até 4 de fevereiro. A capacitação é voltada para pessoas acima de 45 anos.

Para se inscrever é preciso preencher um formulário disponível na internet. As vagas estão distribuídas entre os cinco campi e preenchidas por ordem de inscrição.

  • Polo Riacho Fundo: 100 vagas
  • Polo Guará: 100 vagas
  • Polo Asa Norte: 100 vagas
  • Polo Samambaia: 100 vagas
  • Polo Sobradinho: 100 vagas

As aulas começam no dia 14 de março e ocorrem de segunda à sexta-feira, das 15h às 16h30, pela internet. O curso tem duração de um ano e meio (três semestres). Ao final da capacitação, os estudantes que tiverem pelo menos 75% de presença nas aulas receberão um certificado.

Adultos e idosos se formando no curso da UniSer/UnB. — Foto: Facebook UniSer/Reprodução
Adultos e idosos se formando no curso da UniSer/UnB. — Foto: Facebook UniSer/Reprodução

Segundo os organizadores, caso a UnB retome as atividades presenciais, é possível que haja atividades extracurriculares no período da tarde, inclusive aos fins de semana. No entanto, os alunos serão avisados caso as aulas voltem a ser presenciais e serão alocados nas unidades em que optaram no momento da inscrição.

Entre os temas a serem abordados no curso estão: autocuidado, qualidade de vida, direito e cidadania, corpo e movimento, línguas, projetos integradores, vivências e artes.

A lista dos aprovados será divulgada no portal da UniSER, no dia 16 de fevereiro. Os selecionados devem enviar para o e-mail pedagogicuniser@gmail.com a cópia da identidade, do CPF e comprovante de residência, além de uma foto 3×4, com fundo branco.

Caso haja mais candidatos que o número de vagas, o edital prevê uma lista de espera. Havendo alguma desistência, os candidatos da lista serão convocadas. A prioridade é para estudantes de maior idade.

Universidade de Brasília (UnB), em imagem de arquivo  — Foto: TV Globo/Reprodução
Universidade de Brasília (UnB), em imagem de arquivo — Foto: TV Globo/Reprodução

Conheça o projeto

A Universidade do Envelhecer (UniSER) é um projeto de extensão da Universidade de Brasília. A iniciativa foi implementada em 2015 e, desde então, já formou mais de 700 idosos.

“Nós nascemos inclinados a aprender, portanto estimular e possibilitar o acesso à aprendizagem na terceira idade ajuda a formar uma sociedade mais inclusiva. Compreender a essência do envelhecimento é empoderar os participantes a desenvolverem suas potencialidades”, dizem os fundadores.

Alô Valparaíso/Com as informações G1