Compartilhe esta matéria!

UnB abre 400 vagas em curso gratuito para estudantes acima de 45 anos

Prazo para inscrições na ‘Universidade do Envelhecer’ vai até 22 de julho. Aulas para formação como Educador Político Social em Gerontologia começam em agosto, pela internet; veja como participar.

Idosos se formam, pela internet, na Universidade do Envelhecer — Foto: Maria de Lourdes Fernandes/Arquivo pessoal
Idosos se formam, pela internet, na Universidade do Envelhecer — Foto: Maria de Lourdes Fernandes/Arquivo pessoal

A Universidade do Envelhecer (UniSER) – projeto de extensão oferecido pela Universidade de Brasília (UnB) – está com 400 vagas abertas para o curso de Educador Político Social em Gerontologia. A capacitação é gratuita. O prazo para fazer a inscrição termina em 22 de julho.

Podem participar pessoas maiores de 45 anos, mesmo sem vínculo anterior com a universidadeAs aulas começam no dia 16 de agosto, pela internet (veja detalhes abaixo), devido às medidas de prevenção à pandemia do novo coronavírus. O curso tem duração de três semestres (1 ano e meio).

A lista com os nomes dos selecionados será publicado no dia 30 de julho, no site da UniSER. Para fazer a matrícula, o candidato deverá enviar um e-mail (pedagogicouniser@gmail.com) com os seguintes documentos:

  • Cópia do RG e do CPF
  • Cópia do comprovante de residência
  • Uma foto 3×4 com fundo branco

Aulas online

Os estudantes terão aulas online de segunda à sexta-feira, das 14h às 18h. Segundo os organizadores, é possível que também sejam realizadas atividades extracurriculares aos fins de semana.

Ao final, os alunos que tiveram pelo menos 75% de presença nas aulas receberão um certificado de conclusão de curso.

Ainda segundo a coordenação do projeto, ainda não há previsão de quando as atividades serão presenciais, no entanto, caso seja possível o retorno, as aulas “ocorrerão na cidade escolhida pelo aluno no ato de inscrição”. No formulário online, as vagas estão distribuídas da seguinte forma:

  • Polo Estrutural: 100 vagas
  • Polo Planaltina: 100 vagas
  • Polo Asa Sul: 100 vagas
  • Polo Gama: 100 vagas

Psicóloga garante que voltar a estudar na terceira idade faz bem à saúde e a auto-estima

Conheça a Universidade

A Universidade do Envelhecer (UniSER) é um programa de extensão da Universidade de Brasília. A iniciativa foi criada em 2015 e já formou mais de 800 idosos.

“A Uniser/UnB visa fomentar ações educativas e integrativas que ampliem as capacidades e habilidades na vida adulta e dos idosos, com foco na saúde, esporte, lazer, arte, direito, política e cultura, de maneira a contribuir para o desenvolvimento humano social”, explicam os fundadores.

Alô Valparaíso/*Com informações da Agência Brasília