TV Anhanguera revela redução nos casos de dengue em Valparaíso de Goiás

Notificações de casos de dengue caem 75% no município goiano do Entorno Sul

Uma reportagem exibida pela TV Anhanguera revelou redução de 75% nos casos de dengue, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Para a emissora, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informou que foram registradas na cidade 1320 notificações da doença em 2017. No passado apenas 318 casos foram notificados.

Segundo o secretário de Saúde, Dr. Leonardo Esteves, mensalmente são realizados mutirões de combate ao Aedes aegypti, que é o mosquito responsável pela transmissão da dengue, chikungunya, zika vírus e febre amarela. Além disso, foram contratados mais 10 agentes de endemias e 32 agentes de saúde que trabalham em conjunto. “Já havíamos feito um preparo para este ano junto ao Ministério da Saúde, que nos doou kits de dengue e chikungunya. O município de Valparaíso recebeu esses kits numa quantidade suficiente e pôde compartilhá-los com os municípios vizinhos”, informou.

De acordo com a agente de Saúde, Joyce Barroso, os moradores da cidade devem sempre evitar o acumulo de entulho e lixo a céu aberto. “Neste período de chuvas de verão é importante redobrar a atenção”, disse em entrevista concedida à TV Anhanguera.

A morada Marilene Silva teve dengue há dois anos e sabe que é necessário sempre redobrar os cuidados para a prevenção de doenças e combate ao Aedes aegypti. “Eu não deixo mato e vasilhas no quintal. Eu limpo tudo para não deixar água acumulada”, contou.

Ainda de acordo com a SMS, até o dia 9 de fevereiro de 2019, foram constatados apenas 40 casos de dengue em Valparaíso.

Da Redação do Alô Valparaíso
Compartilhe esta matéria!