Compartilhe esta matéria!

Toda quarta, com seu bichinho!!

Você sabia que um gato não castrado e que tem acesso a rua tem a expectativa de vida de 3 anos, e se é castrado e vive dentro de casa tem sua vida estendida a praticamente até 30 anos.

Além de ser a medida mais segura e eficaz de controle populacional, a castração traz inúmeros benefícios para a saúde do animal. Os especialistas  afirmam que a castração é a única maneira ética e eficaz de controle de animais abandonados, além de prevenir diversas doenças em cães e gatos. Porém, o número de castração só não é maior porque, infelizmente, esbarra na falta de informação.

Ainda é muito comum o uso de medicamentos injetáveis, as chamadas vacinas anticio, para evitar que cadelas e gatas ovulem e emprenhem. O que poucos sabem, no entanto, é sobre o perigo desse método. As injeções anticio funcionam e são mais baratas, mas é um método que a longo prazo fica mais caro pois podem trazer aos animais problemas “como câncer de mama, piometra [infecção grave no útero] e septicemia [infecção generalizada]. Causam efeitos colaterais graves e, muitas vezes, irreversíveis, podendo levar o animal a óbito” explica a especialista.

Benefícios da castração

– Previne inúmeras doenças

– Evita a procriação e crias indesejadas o que evita também o abandono desses filhotes

– Melhora no comportamento do Pet

– Evita gravidez psicológica

– Diminui o risco de fugas

– Evita a propagação de doenças graves

– Aumenta a expectativa de vida

A castração é realizada com o animal em jejum, sob efeito de anestésico, o que torna o procedimento indolor. O veterinário, então, retira os órgãos reprodutivos (útero, ovários e tubas uterinas – em fêmeas; e testículos – em machos).

Alô Valparaíso/