O Supermercado Britilar foi fechado há anos. Porém, o local onde o estabelecimento comercial funcionou ainda existe, e vem trazendo riscos a população da região. O espaço encontra-se abandonado, cercado de mato, lixo e de muita água parada.

Os moradores que vivem na vizinhança contam que pneus velhos são encontrados com muita facilidade no lugar, e que o quadro de abandono é visível aos olhos de todos, inclusive, da Prefeitura Municipal de Valparaíso, que já teria sido alertada sobre a situação.

O problema é grave e ganha dimensões ainda maiores com o passar do tempo. Segundo o depoimento de um cidadão, no ponto são realizados vários assaltos e o consumo de drogas.

“Não aconselho ninguém a andar por aqui durante a noite. Este local além de trazer riscos à saúde pública é a parada preferida dos assaltantes e usuários de drogas”, disse um homem que pediu para não ser identificado.

O descaso torna-se ainda mais perigoso com o tempo chuvoso. Com as chuvas regulares que caem sobre Valparaíso de Goiás, o lixo acumulado no terreno vira um paraíso para a reprodução do Aedes Aegypti, o mosquito transmissor da dengue e de outras doenças.

Na última terça-feira, Daniela Pereira, moradora da cidade, procurou o Alô Valparaíso para denunciar o fato. Ela também enviou imagens que justificam a preocupação dos cidadãos que vivem na região. As fotos enviadas por Daniela comprovam o abandonado do espaço onde funcionava o antigo supermercado.

“Tenho que mostrar a minha indignação com este desgoverno. Enquanto eles perseguem trabalhadores e põe fiscais para tomarem o seu ganha pão. Olha aí as fotos. Ontem passei próximo a este local, onde ficava instalado o antigo Supermercado Britilar, e me deparei com este desmantelo. Um terreno vazio, cheio de mato e água, tinha até um sapo. Não consegui tirar fotos porque ele entrou no mato. Acredito que lugar tenha virado berço de larvas do mosquito da dengue. Ligamos na Secretaria Municipal de Saúde e nada adianta”, disse Daniela Pereira ao Alô Valparaíso

Por Marcelo Carlos