Serviço aeromédico será lançado na sexta-feira em Goiás

A apresentação das aeronaves acontece a partir das 16h

Novidades para o transporte de urgência e emergência de longa distância da saúde pública de Goiás serão apresentadas na sexta-feira (12), às 16 horas, em Goiânia. Durante solenidade, será formalizado a primeira etapa do convênio que vai reestruturar o serviço aeromédico estadual.

Segundo o Governo de Goiás, essa fase definirá o uso de um avião e um helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar (CBM) para transportar vítimas de acidentes, pacientes de outras regiões que necessitam de atendimento em Goiânia ou fora do Estado e também órgãos humanos para a Central de Transplantes da SES-GO.

Ainda de acordo com a gestão estadual, o contrato é válido por quatro anos e inclui também o programa Combate ao Aedes e treinamentos realizados pela Corporação. O valor total é R$ 3,9 milhões e o serviço aeromédico vai atuar 24 horas por dia, durante toda semana, com uma equipe de socorro formada por 35 profissionais, entre pilotos, co-pilotos, médicos, enfermeiros, maqueiros, entre outros.

As aeronaves a serem utilizadas pelo serviço são um helicóptero A119MKII e um bimotor Seneca 3 equipados com monitor paramétrico, respirador, oxímetro, aspiradores, bombas de infusão, equipamentos de ultrassom portátil e aspiradores elétricos, entre outros. O serviço começará a funcionar já a partir da assinatura do contrato, e alcançará todas as regiões do Estado.

Da Redação do Alô Valparaíso

Serviço aeromédico será lançado amanhã. (Foto: Reprodução)

Compartilhe esta matéria!