Compartilhe esta matéria!

Senai tem mais de 5 mil vagas para cursos gratuitos no DF

Formação é nas áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, gráfica e editorial, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, refrigeração e vestuário. Cursos duram de três a cinco meses; confira detalhes.

Aluno de curso técnico de manutenção automotiva, do Senai, em imagem de arquivo — Foto: Helio Montferre/ Senai-DF
Aluno de curso técnico de manutenção automotiva, do Senai, em imagem de arquivo — Foto: Helio Montferre/ Senai-DF

As escolas do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial do Distrito Federal (Senai-DF) do Gama, de Sobradinho e de Taguatinga têm 5,5 mil vagas de cursos gratuitos com inscrições abertas. A formação é para as áreas de alimentos, automotiva, construção civil, eletroeletrônica, gestão, gráfica e editorial, logística, madeira e mobiliário, meio ambiente, metalmecânica, refrigeração e vestuário.

Os interessados devem se inscrever, pela internetaté o dia 17 de dezembro, ou enquanto houver vagas. Os cursos de qualificação são de curta duração, entre três e cinco meses, em média, e dão direito a certificado.

As aulas ocorrem manhã, durante a tarde, ou ainda no período noturno – nas modalidades a distância, semipresencial e presencial.

Como se inscrever

As inscrições devem ser feitas pelo site do Senai. O candidato precisa preencher um formulário e anexar uma cópia da carteira de identidade, com frente e verso.

Após a inscrição, a pessoa irá receber um e-mail confirmando. Segundo o Senai, é possível que o aluno se matricule em mais de um curso, desde que as aulas sejam em horários diferentes.

“A exceção é para alunos do programa DF Inova Tech, que devem finalizar a formação antes de se matricular em outro curso do Senai-DF”, dizem os organizadores.

As vagas são ocupadas por ordem de inscrição. Após receber a confirmação, o aluno deve fazer a matrícula presencialmente, levando os seguintes documentos:

  • Original e cópia do RG
  • Original e cópia do CPF
  • Original e cópia dos comprovantes de escolaridade
  • Original e cópia do comprovante de residência

“O prazo para comparecer à escola em que o curso será ofertado é de até dois dias úteis, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 21 horas”, explica o Senai.

O não comparecimento acarreta a perda da vaga. Candidatos menores de 18 anos precisam estar acompanhados dos pais ou responsável legal e, nesses casos, é preciso apresentar também o RG e o CPF desta pessoa.

Alo Valparaíso/G1