Localizada a 300 quilômetros de Goiânia e 61 km a sudoeste de Rio Verde, Aparecida do Rio Doce recebe nesta terça-feira, dia 5, o Ação Cidadã, programa do Governo de Goiás executado pela Secretaria Cidadã que leva serviços públicos de promoção da cidadania à população. As tendas estão montadas na Avenida Buenos Aires, Centro, e o atendimento será das 8 às 17 horas.

O programa foi criado há um ano e já atendeu a 47 municípios, levando serviços públicos à população goiana de norte a sul do Estado. São oferecidos atendimentos nas mais diversas áreas, como a retirada de documentos pessoais, atendimento jurídico para as mulheres vítimas de violência doméstica, espaço de lazer para as crianças, Passaporte do Idoso e Passe Livre do Deficiente, dentre outros. Outro serviço diferenciado oferecido no Ação Cidadã é o programa Direito ao Nome, que garante o registro de nascimento gratuito para pessoas de baixa renda.

O programa da Secretaria Cidadã é executado por meio da Gerência de Cidadania e Justiça Social. O programa faz uma busca ativa das pessoas que não têm registro nos municípios e também trabalha pela implantação de unidades interligadas de cartório nas maternidades para registro de certidão de nascimento em parceria com a Corregedoria Geral de Justiça.

“O Governo de Goiás assumiu o compromisso pela erradicação do sub-registro civil de nascimento e a ampliação do acesso à documentação básica. O registro é o documento que garante o pleno exercício da cidadania, direito fundamental previsto na Constituição Federal e no Código Civil”, diz a secretária Lêda Borges, titular da Secretaria Cidadã.

Também é realizada a capacitação de gestores sociais (municipais) com foco para busca ativa das pessoas que não têm registro civil. A capacitação é uma parceria com Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas), Conselho Tutelar da Criança e Adolescente e poder judiciário local.

Atrações

Com pouco mais de 2.500 habitantes, Aparecida do Rio Doce tem uma economia baseada na produção agrícola, com granja, suínos e pecuária leiteira. As atrações turísticas também são ponto forte do município, que possui duas cachoeiras: dois saltos (Durango e Rio Claro) e o Rio Doce que chamam a atenção pela força da água para prática de esportes aquáticos.

Postado por Marcelo Carlos (com as informações de Goiás Agora)