O Ação Cidadã chega nesta quinta (27) e sexta-feira (28) em Novo Gama, programa do Governo de Goiás executado pela Secretaria da Mulher, Desenvolvimento Social, Igualdade Racial, Direitos Humanos e do Trabalho (Secretaria Cidadã).

A caravana da cidadania oferece mais de 20 serviços básicos à população, como emissão de documentos (carteira de trabalho, RG, CPF, certidão de nascimento), Passaporte do Idoso, Passe Livre do Deficiente, doação de medicamentos, donativos da OVG, orientação para programas como Renda Cidadã e Bolsa Família e até cuidados pessoais, com corte de cabelo.

O programa já teve oito edições e estará em 21 cidades até dezembro. A secretária Lêda Borges sempre realiza a abertura oficial das atividades do Ação Cidadã. “Além dos serviços oferecidos, temos a oportunidade para estarmos próximos da população local, ouvir suas necessidades e reivindicações”, diz Lêda.

Imagem: Secretaria Cidadã – Ação Cidadã chega ao Entorno do Distrito Federal.

As tendas serão instaladas na GO-520, setor Boa Vista (ao lado da Escola Municipal Delma de Carmo). Durante dois dias a população novo-gamense terá atendimento, com início às 8 horas e término às 16 horas.

Para realizar o programa, a Secretaria Cidadã conta com a parceria de diversos órgãos de governo e entidades, como a Secretaria de Segurança Pública, Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Científico e Tecnológico; a Defensoria Pública; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae); a Associação Goiana dos Municípios (AGM), Tribunal de Justiça, Corregedoria Geral de Justiça, Polícia Civil, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), prefeituras e a Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), que levará a Novo Gama 300 kits enxovais, 80 kits de fraldas geriátricas e 10 bengalas dobráveis para deficiente visual e o ônibus odontológico com limpeza e aplicação de flúor.

Medicamentos

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) também está presente na Ação Cidadã com o fornecimento de medicamentos à população desde que apresentada receita médica. São oferecidos: amoxilina, captopril, dipirona, hidroclorotiazida, ibuprofeno, paracetamol, propanolol e ranitidina.

Atendimento à Mulher

A maioria das mulheres que sofrem violência doméstica e familiar, principalmente nas regiões mais carentes, desconhecem seus direitos. Essas vítimas podem procurar orientação na Unidade Móvel de Atendimento a Mulheres do Campo e da Floresta, que estará presente em todas as edições da Ação Cidadã.

Saiba mais

O município de Novo Gama está localizado no leste goiano, no entorno do Distrito Federal, a 180 quilômetros de Goiânia. A população novo-gamense está estimada em 104.899 habitantes (Fone IBGE).

Por  Assessoria da Secretaria Cidadã