A Saneago e a Prefeitura de Luziânia assinaram contrato de programa garantindo a continuidade da prestação serviços públicos de abastecimento de água e esgotamento sanitário. O novo acordo garante investimentos de R$366 milhões para os próximos trinta anos.

Atualmente, o Sistema de Abastecimento de Água de Luziânia atende 87% da população urbana e a meta é atingir 100%. Para tanto, serão finalizadas as obras do Sistema Produtor Corumbá e do Sistema Alvorada/Sol Nascente, iniciadas as obras do  Sistema Serrinha/Cruzeiro do Sul, reforçados os sistemas de produção independentes com a perfuração de novos poços tubulares profundos, implantadas redes de distribuição e ligações domiciliares.

Quanto ao Sistema de Esgotamento Sanitário, a meta é alcançar 82% de cobertura, até 2033, com a ampliação do Sistema da Bacia Rio Vermelho (Bacia Mandú), conclusão do Sistema Santa Maria (em execução no município de Novo Gama, atendendo também Luziânia e Valparaíso), implantação do Sistema Ingá/Palmital, redes coletoras de esgoto, interceptores e ligações domiciliares.

O Diretor de Expansão da Saneago, Afrêni Gonçalves, enfatizou que com planejamento e metas tangíveis será alcançado o objetivo de universalizar os serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário em Luziânia.

Por Marcelo Carlos (com as informações da Saneago)