(Foto: Arquivo/José Cruz/Agência Brasil)

Compartilhe esta matéria!

Salões e academias são reabertos no Distrito Federal

Reabertura de bares e restaurantes deve acontecer no dia 15 de julho

A partir desta terça-feira, dia 7 de julho, foram autorizados a reabrir no Distrito Federal salões de beleza, barbearias, centros estéticos e academias. A medida foi anunciada pelo GDF na semana passada e faz parte de plano para retomar as atividades que ainda estavam proibidas.

A previsão é que os demais estabelecimentos comerciais ganhem permissão para funcionamento, no dia 15 de julho, incluindo bares e restaurantes. O DF já havia liberado alguns tipos de comércio, como lojas de móveis.

Para os locais que poderão reabrir não foi definida nenhuma regra com mudança nos horários, como em outros estados. Entre as restrições fixadas pelo governo do Distrito Federal, os bares e restaurantes não poderão ter música ao vivo ou realizar eventos.

Foram estabelecidas exigências de saúde, como garantia do distanciamento entre os clientes de pelo menos dois metros, utilização de equipamentos de proteção individual, revezamento dos trabalhadores, proibir nas equipes pessoas do grupo de risco, disponibilizar álcool em gel 70%, higienização dos estabelecimentos e banheiros, uso de máscaras de proteção facial e aferição da temperatura de trabalhadores e clientes.

Os proprietários de salões de beleza devem higienizar as cadeiras de uso regular, distribuí-las de modo a garantir o espaçamento de dois metros, esterilizar todos os equipamentos após cada atendimento, empregar toalhas e lençóis de uso exclusivo e privilegiar a ventilação natural.

Para as academias, as obrigações envolvem a higienização dos aparelhos de uso coletivo, proibição do uso de bebedouros e chuveiros, delimitação do espaço onde cada pessoa pode se exercitar, respeito à distância mínima de dois metros, proibição de aulas coletivas e fechamento de uma a duas vezes por dia, por 30 minutos, para limpeza geral.

 Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações da Agência Brasil