No próximo sábado (13), dia Nacional de Combate ao Aedes aegypti, a cidade de Valparaíso de Goiás realizará uma megaoperação de combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus, e das febres chikungunya e amarela. O ato do Poder Público foi anunciado na manhã desta sexta-feira, dia 12 de fevereiro, pela prefeita Lucimar Nascimento.

A ação preventiva e educativa será coordenada pela Secretaria Municipal de Saúde, chefiada pelo secretário Walter Mattos, e contará com o apoio de equipes de saúde do município, de Secretarias Municipais, da Polícia Militar do Estado de Goiás, do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiro e também de voluntários.

De acordo com o secretário de saúde Walter Mattos, cerca de 330 soldados do Exército Brasileiro realizarão o trabalho de conscientização sobre a importância da eliminação de criadouros do mosquito Aedes aegypti. O trabalho é de extrema importância, haja vista que Valparaíso de Goiás, Luziânia, Santo Antônio do Descoberto e Águas Lindas são as cidades do Entorno do DF que apresentam o maior risco de contaminação pelo mosquito transmissor de diversas doenças. Os municípios goianos foram colocados pelos órgãos de saúde em estado de alerta máximo.

A Secretaria Municipal de Saúde informa que a ideia da iniciativa é despertar na comunidade a consciência de que cada cidadão deve ser o principal agente de combate ao mosquito transmissor da dengue, do zika vírus e da chikungunya.

Vale a pena lembrar que, a atividade será iniciada às 8 horas da manhã, em frente à sede da pasta chefiada por Walter Mattos. O órgão de saúde fica localizado no bairro Parque Rio Branco. A Secretaria ainda adverte que, somente por meio da participação efetiva de cada morador, será possível enfrentar o avanço do Aedes aegypti em Valparaíso de Goiás.

Por Marcelo Carlos