ROTAM de Goiás vira referência em segurança no Brasil

A corporação goiana tem sido procurada por policiais de todo o país

Em seu 18º Curso Operacional de Rondas Ostensiva Táticas Metropolitanas (ROTAM), a Polícia Militar de Goiás (PM-GO), formou 14 policiais de nove unidades federativas para patrulhamento tático.

Segundo a corporação, devido à grande procura, o curso necessitou limitar o número de vagas para os chamados ‘estrangeiros’.

O subcoordenador, tenente Vinícius Nunes, comentou sobre o curso. “É um treinamento muito pesado tanto na parte física, intelectual e no estágio de rua”, explicou.

Além disso, o tenente ressaltou que os policiais da ROTAM devem fazer o diferencial no patrulhamento. “O aluno aprende a visualizar pessoas e identificar uma situação suspeita para deflagrar a abordagem. É a partir disso que aumenta a possibilidade de o policial fazer a prisão, apreender uma arma, recuperar um veículo roubado, identificar um foragido da Justiça. É esse aguçamento que o policial que atua no patrulhamento tático precisa ter. Trabalhamos duramente isso no curso operacional”, afirmou.

Para o governador Ronaldo Caiado, Goiás faz escola com uma doutrina de sucesso. Durante a formação dos novos rotamzeiros na semana passada, ele enfatizou a expertise dos integrantes do batalhão no combate à criminalidade, principalmente, na repressão à ação de quadrilhas especializadas. “Ser referência com esse curso significa ter as melhores equipes, professores e orientadores. Estamos contribuindo com a segurança não só de Goiás, mas de todo Brasil. Isso já é uma marca. É um orgulho para mim, como governador, ser o comandante chefe da nossa PM”, salientou.

Ainda de acordo com a ROTAM, os policiais passam por uma prova de psicofadiga, que envolve um intenso treino com testes físicos e psicológicos. O objetivo é submeter o militar ao extremo durante o treinamento para que, em situação de estresse no dia-a-dia do patrulhamento, ele esteja preparado para oferecer o melhor resultado.

Da Redação do Alô Valparaíso
Compartilhe esta matéria!