Neste domingo, 14 de agosto, o nosso site dará continuidade a uma série de entrevistas com candidatos e candidatas ao Poder Legislativo, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal.

Seguindo os moldes das matérias anteriores, hoje apresentaremos entrevista exclusiva concedida por Romant Mendes, candidato a vereador pelo Partido Democratas (DEM).

O objetivo deste sincero bate-papo é o de levar aos leitores e internautas, informações importantes sobre mais um nome postulante à vereança nas eleições municipais do dia 02 de outubro.

Leia abaixo a entrevista na íntegra e conheça mais do representante do DEM.

Alô Valparaíso: Quem é Romant Mendes?

Romant Mendes: Nascido no dia 06 de agosto de 1971, município de Goiatuba-GO, criado em Brasília/DF, primogênito de quatro irmãos, Romant Mendes é um filho de Goiás, Estado ao qual se orgulha muito. Ele é solteiro, evangélico, da Igreja Congregação Cristã, desde 2007, tem uma filha de 15 anos, e é formado em Administração de Empresas, na faculdade UNIP.

Em seu primeiro emprego na cidade em 2001/2007, atuou como Diretor da Junta Comercial de Valparaíso de Goiás (JUCEG). Em 2007/2013, atuou como auxiliar de administrativo da empresa EMAB/DF, onde dedicou-se ao conhecimento do Meio Ambiente. Entre os anos de 2013/2016 (afastado do cargo por motivo concorrer à eleição de 2016), atuou como Diretor de Meio Ambiente da Organização Social e Ambiental da Fauna e Flora do Brasil (Osaff), em defesa da natureza, onde foi realizado 02 Projetos de Conscientização ao Meio Ambiente no período 2013/2014.

Com 20 anos de idade descobriu a vocação e paixão pela Política, ou seja, a mais de 25 anos vem atuando nos bastidores da política do DF e Entorno. Nas eleições de 2014, foi um dos responsáveis por conquistar mais de 8 mil votos na região, elegendo Ronaldo Caiado para representar o Estado de Goiás no Senado Federal. Na ocasião, realizou coordenações de campanhas eleitorais, participando de articulações com lideranças em busca de ideais e conscientizando à comunidade sobre o papel da administração pública municipal, estadual, federal, dos valores da cidadania e de políticas públicas em geral.

Mora em Valparaíso de Goiás há 18 anos em Valparaízo I da Etapa “C”, por 18 anos e suas prioridades são: Família, Igreja, Trabalho e Política.

Alô Valparaíso: Por que decidiu ser candidato a vereador no próximo pleito eleitoral?

Romant Mendes: Decidi ser candidato a vereador em Valparaíso, para ser representante da população e lutar não pelo interesse individual, e sim lutar pelo interesse da coletividade, ajudando todos os bairros, dando atenção aos menos favorecidos como: Ipanema, Pacaembu, Lourdes Meireles, Céu Azul, Marajó, Anhanguera A, B e C, Vila Guairá, Santa Rita e outros mais. Sendo aliado ao prefeito, podemos construir bons Projetos de Leis e Leis voltadas aos nossos direitos sociais como a: saúde, educação, segurança e infraestrutura. A aplicabilidade imediata desses direitos é o mínimo que à população precisa ter, pois contribuirão com o desenvolvimento político, ambiental e profissional. Sendo representante do povo, tenho que ter uma conduta ética, ou seja, lutar sempre para não me deixar corromper por dinheiro e propostas fáceis. Minhas propostas de trabalho buscarão uma cidade mais justa, segura, desenvolvida e produtiva. Incentivando os pequenos produtores rurais com mais linhas de créditos, realizando planejamento em relação à infraestrutura e tratando com seriedade a regularização dos loteamentos em alguns bairros. Defenderemos o meio ambiente, pois a cidade de Valparaíso de Goiás vem crescendo num ritmo muito acelerado e a visualização deste crescimento desordenado pode ser observada através das várias áreas criadas sem planejamento urbano e que atualmente concentram em seu perímetro danos, impactos e riscos ambientais que prejudicam o desenvolvimento, social, econômico e os aspectos naturais da região mais arborizada e mais eficiente aos moradores. A recuperação de áreas degradadas é uma atividade que se relaciona a reabilitação de um ecossistema que perdeu sua resiliência, ou seja, um ambiente que não possui capacidade autorregeneração. São áreas, que mesmo que sejam isoladas, não voltariam a desenvolver uma vegetação nativa de forma consistente, recuperando sua biomassa de maneira satisfatória. Neste caso precisamos do CONDEMA, porém- deve ser realizada uma eleição em que os colegiados deverão eleger os que irão participar da importante ação.

Decidi ser candidato a vereador, porque a minha família, amigos, contadores e comerciantes, estão me apoiando e acreditam no meu trabalho para disputar as eleições de 2016.

Alô Valparaíso: Quais são as expectativas do Partido Democratas para as Eleições 2016?

Romant Mendes: Filiei-me ao DEM por considerar um partido sério e que investe no cidadão e na juventude de boa política. O DEM tem projetos para desenvolvimento da nossa cidade, avalia seus candidatos criteriosamente, selecionando aqueles que demonstram fidelidade, confiança e comprometimento com a causa.

Alô Valparaíso: Como anda a aceitação popular a respeito da sua candidatura à vereança?

Romant Mendes: Tenho projetos para a nossa cidade de Valparaíso de Goiás, venho sempre conversando e sabendo as opiniões dos moradores e lideranças. Isso é fundamental para definir as ações de melhoria para o nosso município. Os comerciantes, contadores e amigos (as) que ajudam no desenvolvimento e crescimento da nossa cidade, querem mudanças no Legislativo. E através deste pedido de renovação venho ganhando forças do povo, para quem mostro vontade de resgatar a nossa cidade, apresentando os projetos que visam dar mais oportunidades e maior qualidade de vida para todos.

Alô Valparaíso: Caso seja eleito, quais serão os principais projetos defendidos pelo senhor na Câmara de Vereadores?

Romant Mendes:

1ª Prioridade – Saúde
Criar a Lei que garanta que todos os funcionários tenham o cartão de ponto digitalizado;
Levantar todos os pertences patrimoniais dos postos de saúde, determinando uma reforma nos imóveis;
Lutar por Maternidade e UTI, e trazer unidade da UNIMED para a nossa cidade;
Criar uma Lei que assegure a utilização do IPASVAL na aposentadoria dos funcionários municipais;
Criar a Lei que garanta a manutenção dos veículos da Saúde e que faça um controle de combustível.

2ª Prioridade – Educação
Lutar no Legislativo por maior remuneração e valorização dos professores, além de propor através da administração municipal, a realização de cursos de qualificação e reciclagem aos profissionais gratuitamente. Os jovens também terão acompanhamento. Pretendo desenvolver projetos para reforços escolares, com crianças e adolescentes, que possuem dificuldade de aprendizado;
Trabalhar junto ao governo municipal, estadual e federal, buscando recursos para melhorar a educação pública municipal e estadual, melhorando as condições de trabalho.

3ª Prioridade – Infraestrutura
A grande queixa da população, principalmente, entre os universitários, é o transporte coletivo em Valparaíso. Em minha visão, ele deve ser melhorado. No Legislativo, pretendo lutar para que as empresas disponibilizem linhas-extras nos horários onde exista maior fluxo de pessoas;
Cobrarei o cumprimento da Lei que determina à criação de Setor de Oficinas em nossa cidade;
Exigiremos a limpeza de todos os bairros;
Buscaremos garantir benfeitorias básicas como água, luz e comunicação de qualidade;
Criar Lei que arborize todos os bairros e valorize o meio ambiente, buscando emendas e verbas para processos inovadores;
Incentivarei o trabalho social das Igrejas. Fazendo valer a Lei de isenção de impostos para templo religiosos.

4ª Prioridade – Meio Ambiente.
Um dos projetos que pretendo desenvolver no Legislativo é a expansão do trabalho de coleta seletiva de resíduos. Atualmente, são poucos os bairros atendidos em Valparaíso, e se pensamos em preservar o meio ambiente este é o nosso dever;
Criação de um Parque Ecológico no bairro Lourdes Meirelles, que deverá ser utilizado por todos os moradores, cumprindo a Lei da Constituição Federal que diz que todos tem o direito ao Meio Ambiente;
Realizar as eleições do CONDEMA, onde os colegiados deverão escolher seus representantes participativos;
Criar Lei que vete o lançamento de óleo doméstico na rede de esgoto, evitando a contaminação de córregos e mananciais. Realizar campanhas de conscientização junto à comunidade e por intermédio de rádio comunitária.

5ª Prioridade – Esporte
Irei fiscalizar o dinheiro público, e cobrar junto ao Executivo, ações que possam inserir o jovem às atividades esportivas no município. Uma das ações propostas, visa buscar talentos nas escolas e direcioná-los a treinamentos específicos na modalidade em que se destaca, oferecendo posteriormente a logística necessária para disputa de competições pelo país, colocando o nome de Valparaíso em evidência no cenário Nacional;
Buscar recursos junto ao governo para estruturar as práticas esportivas no município, tais como: construções de quadras polivalentes e centros esportivos, para que a comunidade possa praticar esporte.

6ª Prioridade – Cultura.
A cultura também terá o mesmo destaque dado ao esporte. Entre eles, o incentivo para a criação de Leis que proporcionem aos artistas locais, o direito de se apresentarem em espetáculos promovidos com recursos públicos ou privados no município.

7ª Prioridade – Lazer.
Os parques públicos terão minha atenção através de projetos de reestruturação dos locais, com o objetivo de atender aos usuários que procuram um lugar agradável para passar horas na companhia de família e de amigos.

8ª Prioridade – Saneamento básico

Trabalhar para fazer as galerias de águas pluviais e colocar água potável em todas as residências dos bairros.

9ª Prioridade – Gestão
O respeito com o cidadão é essencial na vida de um vereador. Além de ser fiscalizador dos recursos públicos, pretendo levar o trabalho legislativo aos bairros e conhecer de perto os problemas enfrentados pela população local.

10ª Prioridade – Apoio ao empreendedor.
Conheço as dificuldades enfrentadas pelos comerciantes, por isso pretendo criar programas de consultorias ás empresas junto ao Poder Público, dando apoio ao empreendedor de Valparaíso. Para isso, quero aproveitar a estrutura de órgãos capacitados no município e realizar parcerias, gerando empregos e renda à população.

11ª Prioridade – Qualificação.
Um dos projetos que pretendo levar em votação na Câmara de Vereadores, diz respeito ao mercado de trabalho local. Quero montar um banco de empregos que possa monitorar as atividades do trabalhador, a fim de qualificá-lo sempre que ficar mais de três meses parado por falta de oportunidade, e assim recolocá-lo no mercado, altamente capacitado.

12ª Prioridade – Qualidade de vida.
Lutando por todas essas ideias, vou chegar ao ponto em que considero mais importante para a população, a qualidade de vida. Como boa educação, saúde, lazer e renovação, as pessoas terão razões cada vez maiores de acreditar que o Valparaíso é a melhor cidade para se viver.

13ª Prioridade – Confiança.
Meus amigos, é a confiança que acredito que despejarão em mim nas eleições no dia 02 de outubro. E como vocês, entendo que o melhor para o município é um legislador atuante e com vontade de trabalhar em prol da população. Por isso, peço mais uma vez que analisem com carinho minhas propostas, digitem 25025 e depois “confirmem”. Segundo digitem 45 e depois “confirmem”. Junto com Pábio Mossoró na Prefeitura, trabalharemos por uma cidade cada vez melhor.

Alô Valparaíso: De que maneira o candidato a vereador avalia o apoio do DEM a candidatura de Pábio Mossoró (PSDB) à Prefeitura de Valparaíso?

Romant Mendes: O nome do Pábio Mossoró é o melhor para Valparaíso de Goiás. É o único que reúne condições políticas para fazer mais pelo município. Um vereador atuante, responsável e que sempre me fez sentir representado naquela casa de Leis. É um jovem dinâmico, cheio de sonhos e propostas boas. Os apoios da Deputada Estadual Lêda Borges, do Deputado Federal Célio Silveira e do Governador Marconi Perillo, facilitará a busca por maiores recursos para investimento em nossa cidade. Por esse motivo, ele tem o meu apoio, lealdade, parceria e compromisso. O Pábio Mossoró apresenta-se como uma pessoa preparada para ser um bom gestor.

Alô Valparaíso: Que nota o senhor daria para o governo da prefeita Lucimar Nascimento (PT)?

Romant Mendes: A gestão do Partido dos Trabalhadores (PT) se mostrou ineficiente não só em Valparaíso, mas sim em todo o Brasil.

Alô Valparaíso: Deixe aqui suas considerações finais.

Romant Mendes: O Brasil atravessa grande crise política e econômica, mas a política se faz necessária para mudar. Observando o sofrimento do povo e a luta pelos direitos de cada cidadão e cidadã de Valparaíso de Goiás, não me faltam vontade e coragem pra mudar o destino desta cidade. E se Deus quiser no dia 02 de outubro, sairemos sim com a vitória e juntos pela reconstrução de um município melhor com o prefeito Pábio Mossoró.

Por Marcelo Carlos