Compartilhe esta matéria!

Respirando e transpirando arte

A arte está em qualquer lugar, mas nem todo mundo respira e transpira arte. Quero que tudo que eu faça tenha um toque especial e único. Claro, quero que isso se reflita diretamente na Laika

A banda Laika é composta por quatro integrantes Belle Kosmos (voz) Gui Costa (baixo e programação de bateria) Gus Leles (voz e guitarras) Rafa Lago (guitarras, teclados e efeitos). Existe desde 2019 pelo guitarrista Rafael Lago com o objetivo de fazer música progressiva experimental sem rótulos. Com a mudança do vocalista Gustavo Leles para São Paulo, houve mudança da formação, com a entrada de Gui Costa nas guitarras de apoio. 

Após algumas dificuldades em engrenar a nova formação, Rafael e Gui decidiram que a banda não dependeria mais de outros músicos. Assim, o Gui assumiu o baixo, o Gustavo retornou aos vocais, e o agora trio passou a gravar e produzir as próprias músicas em casa, reforçando ainda mais o lado experimental, decisão que se revelou acertada com a chegada da pandemia. Em sua trajetória, a banda possui 5 singles lançados neste formato: Revolução Pangaré, Pálido Ponto Azul, Nonada, Gravidade e Mai, todos com material

audiovisual também produzido pela própria banda, e seu primeiro álbum “Expressões e Emoções de Animais Terrestres”, lançado em junho de 2021. 

A banda lançou um manifesto para reforçar seu próprio significado: “Entoamos um grito de liberdade: emocional e musical. Fazemos rock, talvez MPB, misturamos guitarras distorcidas, sintetizadores e violão clássico. O que importa é que gritamos por amor e tristeza, por reflexão e revolução, pelos mistérios e certezas da nossa vida, com toda verdade. É o que importa para nós e o que oferecemos: nosso sentimento e nossa expressão. Somos a Laika.

 Houve uma formação “completa” até 2020. No começo da pandemia reduziram  a formação e começaram a gravar tudo em casa.A Belle entrou oficialmente nesta formação agora, em novembro de 2021 para completar o grupo. Com cada um gravando seus instrumentos em casa.

 Essa é uma composição do Rafa e os arranjos são do Gus. A música está disponível em todas as plataformas digitais e por enquanto não tem clipe, diferentemente de todas as músicas de seu primeiro disco, o “Expressões e Emoções dos Animais Terrestres”.

A banda já conta com mais de 100 mil views no spotify, e contam um pouco mais sobre seu novo single “Portos é sobre descobertas, sobre liberdade para experimentar e conhecer. A música tem arranjo do Gus que foi trabalhado pela banda toda. E foi a primeira em dueto com o Gus e a Belle Kosmos” Afirma Rafael.

Os músicos acreditam na banda e em conjunto pretendem focar e  viabilizar a Laika como meio de expressão. Todo o foco está nisso. E acreditam que uma melhora enquanto artistas vai ajudar a melhorar como pessoa.  

“A arte está em qualquer lugar, mas nem todo mundo respira e transpira arte. Quero que tudo que eu faça tenha um toque especial e único. Claro, quero que isso se reflita diretamente na Laika”. Finaliza Gustavo

Redes para seguir:

  • instagram.com/banda_laika
  • youtube.com/c/LaikaBanda
  • facebook.com/bandalaika
  • Spotify: https://open.spotify.com/artist/4eNVJp0FApfwz3pqsGXnsb?si=LEZSMFpDS6qoE8XAZ-8wVw

Alô Valparaíso/Com as informações