Compartilhe esta matéria!

Queda de energia elétrica provoca perda de 120 bolsas de sangue no Hospital de Base, em Brasília

Caso ocorreu em setembro; problema fez freezer parar de funcionar. Em nota, Iges-DF, responsável pelo hospital, disse que ‘foi um evento isolado’.

Leitos do  Instituto Hospital de Base  — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.
Leitos do Instituto Hospital de Base — Foto: Pedro Ventura/Agência Brasília.

Uma queda de energia elétrica no Hospital de Base de Brasília, fez com que a unidade perdesse 120 bolsas de sangue. O caso ocorreu em setembro. No entanto, não foi a primeira vez que apagões elétricos causaram prejuízos a pacientes da rede pública de Saúde do Distrito Federal (veja mais abaixo).

A queda de energia fez o freezer parar de funcionar e todo sangue armazenado acabou perdido. Em nota, o Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), responsável pelo Hospital de Base, informou que houve uma “oscilação da temperatura das bolsas de sangue em razão de uma queda de energia no setor, prejudicando o funcionamento do freezer onde o insumo é armazenado”.

“Porém, esse foi um evento isolado e o problema foi resolvido”, diz o Iges.

A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) disse que, no dia, foi imediatamente comunicada pelo Hospital de Base sobre a perda das bolsas, e que o hospital solicitou reposição do estoque de hemocomponentes perdidos. “A solicitação foi prontamente atendida pela FHB”.

De acordo com o Hemocentro, a movimentação média de setembro é de 168 doações por dia. No entanto, “desde 23 de setembro, o fluxo de doadores reduziu significativamente e, dessa data até 1º de outubro, a média ficou em 132 doações por dia”.

O Hospital de Base é o maior hospital público de Brasília. As bolsas de sangue são um insumo indispensável para transplantes, transfusões, cirurgias e procedimentos contra o câncer.

Alo Valparaíso/g1