Quase 400 toneladas de grãos são apreendidas em Luziânia

A operação foi realizada em rodovias da região do Entorno do DF

Na última semana, auditores da Delegacia Regional de Fiscalização apreenderam mais de 394 toneladas de grãos transportadas sem documentação fiscal regular em Luziânia, Entorno do Distrito Federal.

O trabalho que aconteceu em rodovias da região tem como foco a comercialização de grãos para que não haja sonegação de ICMS junto à Receita Estadual.

Segundo a Secretaria da Economia de Goiás, do total de grãos apreendidos, foram 250 toneladas de milho, 96 toneladas são de café cru e 48 toneladas de feijão carioca, além de outros produtos, avaliados em aproximadamente R$ 900 mil.

Ainda de acordo com a pasta, as principais irregularidades encontradas foram a falta de nota fiscal e apresentação de notas eletrônicas em operações triangulares. “Na prática, consiste no envio de mercadorias de empresa goiana de fachada para empresa de outro Estado, que simula uma nova venda com objetivo de dar aparência de legalidade e transferir créditos para uma terceira empresa”, detalhou o supervisor de fiscalização da Delegacia Fiscal, Montaigne Mariano Brito.

Como resultado dos autos de infração lavrados pelos auditores fiscais, foram recolhidos efetivamente aos cofres públicos cerca de R$ 196 mil, além de desdobramentos de auditoria nas empresas envolvidas. As operações contam com o apoio dos policiais militares do Batalhão Militar Fazendário.

Da Redação do Alô Valparaíso/Com a colaboração da *Comunicação Setorial – Economia
Compartilhe esta matéria!