Na última quinta-feira, o Alô Valparaíso visitou a horta experimental do projeto Mandala – Circulo da Vida e da Dignidade, localizada no bairro Etapa E, em Valparaíso de Goiás.

Na ocasião, conversamos com o seu idealizador Dr. José do Nascimento, e com Roseane da Silva Barbosa, estudante do curso Técnico em Logística, da Faculdade Anhanguera.

Naquele dia, a Universitária realizava uma pesquisa de campo, onde buscava conhecer todas as ações sociais e sustentáveis criadas e programadas pelo Dr. José Zito do Nascimento. Inclusive, uma iniciativa voltada para a sustentabilidade e preservação do meio ambiente, e que foi batizada como projeto Recicle Óleo Recicle Vidas.

O trabalho de Roseane abordava a Logística Reversa que, numa linguagem popular nada mais é que os três R’s da sustentabilidade: reduzir, reutilizar e reciclar. Os temas são a essência dos projetos arquitetados pelo advogado e contribuíram para que a estudante adquirisse tanto o conhecimento empírico quanto o conhecimento científico.

Na última segunda-feira, Roseane da Silva levou a experiência vivida com Dr. José Zito do Nascimento para dentro da sala de aula, na qual apresentou seu trabalho para ser avaliado em disciplina do curso Técnico em Logística. Após a experimentação e com uma gama de informações adquiridas nos projetos sociais, o resultado não poderia ser diferente. A Universitária acabou sendo avaliada com nota máxima e mostrou ter aprendido o verdadeiro significado da Logística Reversa.

IMG-20160307-WA0082

Foto: Roseane colocando em prática tudo aquilo que aprendeu nos projetos de José Zito do Nascimento. 

“Eu me sinto um pai orgulhoso. Tenho atingido todas as metas e objetivos. Dentre os quais estão à informação e a conscientização, pelas boas práticas ambientais e de sustentabilidade. O objetivo central é garantir às gerações futuras um meio ambiente equilibrado”, disse o entusiasmado José Zito do Nascimento.

Em conversa na semana passada, Roseane confidenciou a nossa reportagem que, em dois anos de curso ela jamais ouviu explicações tão claras e objetivas. A discente elogiou toda a magnitude dos programas conhecidos por ela. “Foi melhor do que eu imaginava”, concluiu a estudante.

Para finalizar, o advogado garantiu ao Alô Valparaíso que se sente feliz por ter conseguido com uma simplicidade de um pé de cebolinha, explicar a Logística Reversa para a Universitária.

OS PROJETOS

O projeto Mandala é um programa de segurança alimentar e de geração de renda. A atividade inicialmente consiste na produção de hortaliças e ovos de codorna. Já o projeto Recicle Óleo Recicle Vidas é uma ação totalmente voltada para a sustentabilidade e que transforma óleo usado em sabão e detergente.

Os produtos produzidos nas ações sociais são vendidos e metade da renda é aplicada na expansão e manutenção dos projetos. A outra metade dos lucros é repassada para 5 famílias carentes associadas nos programas desenvolvidos por José Zito do Nascimento. A Associação Mãos Amigas, entidade que cuida de 52 crianças, também é beneficiada no bairro Parque São Bernardo.

Por Marcelo Carlos