Compartilhe esta matéria!

Projeto Include instala seis laboratórios de tecnologia em Goiás

Goiânia (2), Alto Paraíso, Cavalcante, Luziânia e Valparaíso foram selecionadas para receber instalações; meta é atender 1,8 mil jovens de comunidades carentes até 2022

Seis entidades em Goiás vão receber unidades do projeto Include, do Instituto Campus Party em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento e Inovação (Sedi). O Include capacitará, gratuitamente, crianças e jovens com idade entre 10 e 18 anos nos laboratórios de tecnologia, por meio do ensino da robótica, programação, eletrônica, sensores e mecânica. Os municípios selecionados foram Goiânia (2), Cavalcante, Luziânia, Alto Paraíso de Goiás e Valparaíso.

A seleção foi anunciada no final de novembro. A partir de agora, o Include começa a selecionar coordenador(a), facilitador(a) e monitor(a) que morem nas cidades escolhidas. As inscrições podem ser feitas no site do instituto – https://institutocampusparty.org.br/inscricao. A previsão é de que, no final de janeiro, seja iniciado o processo de seleção de alunos. Cada laboratório comporta turmas de até 25 estudantes – serão três turnos ao longo do dia.

“Acreditamos que, no final de janeiro, poderemos lançar o projeto e abrir o processo seletivo”, explica a superintendente de Inovação Tecnológica da Sedi, Lidiane Abreu. Os cursos com duração de um semestre, vão desde Introdução à Robótica até a Criação de Projetos. “É bom lembrar que os laboratórios também poderão ser utilizados pela comunidade para desenvolver outras habilidades no local”, emenda Lidiane.

O que é o Projeto Include?

O Projeto Include é uma iniciativa do Instituto Campus Party para a instalação de laboratórios tecnológicos em comunidades carentes, por meio de parcerias com instituições privadas e/ou públicas. Em Goiás, a meta é atender 1,8 mil jovens (de 10 a 18 anos) até 2022.

Instituições selecionadas

·         Centro de Educação Comunitária de Meninos e Meninas (Goiânia);

·         Colégio Estadual do Setor Palmito (Goiânia);

·         Associação Kalunga de Cavalcante (Cavalcante);

·         Gesac da Casa de Cultura Cavaleiro de Jorge (Vila de São Jorge, Alto Paraíso de Goiás);

·         Instituto Federal de Goiás (Luziânia);

·         Casa da Cultura Mestre Sabá (Valparaíso).

Estrutura do Include

·         Mobiliário;

·         Equipamentos de eletrônica para ensino de robótica;

·         Impressora 3D;

·         Computadores;

·         Material didático;

·         Internet de alta velocidade.

Com as informações da Sedi-GO