Compartilhe esta matéria!

Programação cultural gratuita e online é destaque neste fim de semana no DF

Lista de atividades tem filmes, lives, festivais, oficinas para crianças e eventos inspirados em datas comemorativas. Veja o que fazer em Brasília entre sexta-feira (19) e domingo (21).

Na lista de atividades tem filmes, lives, festivais e oficinas para as crianças se divertirem em casa. A agenda também traz eventos inspirados em datas comemorativas. Confira abaixo o que fazer no Distrito Federal.

Dia da poesia, dia da felicidade e outras datas comemorativas

Rael declama ‘Mensagem à Poesia’, de Vinícius de Moraes

O Dia Internacional da Felicidade é comemorado neste sábado (20). Para celebrar, Oswaldo Montenegro faz uma show virtual, às 19h30, nas redes sociais.

O repertório tem, além da canção “Eu quero ser feliz”, outros sucessos que fizeram parte dos 40 anos de carreira do músico.

Outra data que marca o sábado é o Dia Internacional dos Contadores de Histórias. Pensando nisso, um grupo de contadoras organizou um evento online temático no Instagram. A programação começa às 18h e tem oficinas, narrativas literárias e uma conversa sobre a escritora Ruth Guimarães.

No domingo (21), é celebrado o Dia Mundial da Poesia. Em Brasília, a Biblioteca Demonstrativa do Brasil (BDB) promove um encontro online entre as poetas Amneres Santiago, Noélia Ribeiro e Raquel Naveira. A live começa às 17h, no YouTube.

Semana da Francofonia

Cantor francês Sévérin se apresenta no Festival Francofonia — Foto: Ambroise Teznas/Divulgação
Cantor francês Sévérin se apresenta no Festival Francofonia — Imagem: Ambroise Teznas/Divulgação

O fim de semana também tem os últimos dias de programação do Festival Francofonia. Até sábado, o público pode participar de atividades que envolvem música, artes plásticas, teatro, fotografia, cinema, gastronomia e literatura.

Os links para acesso serão compartilhados nas redes sociais da Embaixada da França no Brasil.

O evento que comemora a Semana da Francofonia inclui a mostra “Curta em Francês”, com 11 produções contemporâneas, sendo duas suíças, duas belgas e sete francesas. A exibição é gratuita, por meio do site do CineSESC.

Mais filmes para assistir de graça

Steve McQueen — Foto: Reprodução
Steve McQueen — Imagem: Reprodução

Para celebrar os 91 anos de Steve McQueen – que faz aniversário no dia 24 de março – o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), mostra os filmes “A Bolha Assassina” e “Fugindo do Inferno”. Os longas-metragens podem ser assistidos, de graça, até 22 de março.

Os filmes têm recursos de acessibilidade, como interpretação em Libras, legenda descritiva e audiodescrição. Para assistir, basta acessar a plataforma Wurlak, fazer o cadastro e selecionar a mostra Steve Mcqueen.

Também para os fãs do ator, o CCBB também realiza a aula magna “Steve Mcqueen – o arquétipo do anti-herói de poucas palavras”. Para participar, é preciso retirar um ingresso no site Sympla.

Já para os adultos que gostam de filmes terror, a mostra Stephen King do CCBB fica disponível, até 22 de março, na internet. Para assistir, basta acessar a plataforma Darkflix, fazer um cadastro e, no momento em que aparecer a opção de assinatura, clicar na mostra.

Na programação, entre os longas, estão “O Iluminado”, “As Cicatrizes de Drácula” e “It – Uma Obra-Prima do Medo”. Todos os filmes podem ser assistidos de graça.

Musical para crianças

Durante o mês de março, a internet se torna palco para o evento “Trilogia do Amor”, que apresenta três musicais com histórias de amor para crianças. Os espetáculos têm classificação indicativa livre e serão exibidos aos sábados e domingos, às 16h, no YouTube.

O público vai conhecer “Contos Partidos de Amor”, que apresenta a história de quatro pessoas apaixonadas e ciumentas, que discutem sobre relações possessivas e amorosas. Segundo Duda Maia, diretora do espetáculo, “o teatro para o público infantil não tem que ser apenas uma história legal, precisa ser necessário, trazer reflexões para quem assiste”.

Oficina para os pequenos

Criança participa de oficina do projeto CCBB Educativo, em Brasília — Foto: CCBB/ Divulgação
Criança participa de oficina do projeto CCBB Educativo, em Brasília — Imagem: CCBB/Reprodução

Na programação do CCBB Educativo, tem oficina pra ensinar a fazer “capas de proteção”. Segundo os organizadores, a atividade “busca discutir o sentimento de medo junto com as crianças”.

É nesta sexta-feira (19), às 10h. Conforme os organizadores, a proposta é inspirada em um trabalho da artista brasileira Rivane Neuenschwander, que desde 2015 convida as crianças para conversar sobre seus medos e construir capas de proteção que as transformam em super-heróis e super-heroínas”.

No site do CCBB Educativo tem outras opções de atividade. Entre elas, o “Historietas“, que promove contação de histórias e criação colaborativa de enredos por meio de jogos, leitura de livros, animações e narrativas audiovisuais.

No #AteliêVirtualCAIXA, nesta sexta, às 10h, tem uma oficina sobre como produzir tintas utilizando pigmentos naturais encontrados ao nosso redor e de maneira sustentável. A atividade tem apenas 20 vagas e, por isso, é necessário fazer a inscrição online com antecedência.

No dia, os participantes também precisam separar os seguintes materiais:

  • 5 folhas de papel canson
  • Vinagre ou bicarbonato de sódio (uma colher)
  • Água sanitária ou lisoforme (uma colher)
  • Álcool (uma colher)
  • Cola branca ou goma arábica
  • Copo ou potinho com água
  • Pincel

Live especial: 35 anos de carreira

Cantora Marlene Souza Lima — Foto:  Erasmo Salomão
Cantora Marlene Souza Lima — Foto: Erasmo Salomão

Para comemorar as três de décadas de carreira, a cantora Marlene Souza Lima inicia no sábado (20), uma série de lives, no YouTube. Os shows acontecem aos sábados, até o dia 24 de abril e trazem no repertório jazz e bossa nova.

“Espero poder dividir um pouco da minha trajetória através das histórias vividas, e como elas foram embaladas por músicas, além de como cada parte da minha jornada inspiraram composições”, diz Marlene.

Feito por mulheres

Renata Jambeiro, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação / Alex Pires
Renata Jambeiro, em imagem de arquivo — Foto: Divulgação / Alex Pires

Entre sexta-feira (19) e domingo (21), acontece oFestival Afrodisia em Pauta. A programação reúne mulheres de diferentes locais do país em palestras, debates e shows, que começam às 15h, nas redes sociais.

Segundo os organizadores, nesta segunda edição, 90% das pessoas envolvidas no evento são mulheres, entre cantoras, produtoras, doutoras e especialistas, além da equipe.

“A segunda edição vem para fortalecer um movimento de sororidade”, conta a apresentadora do festival Renata Jambeiro.

Alô Valparaíso/ Com informações G1