Compartilhe esta matéria!

Programa Novos Caminhos oferta 1.125 vagas gratuitas em quatro cursos de qualificação profissional, em Goiás

Inscrições são feitas pela internet

Parceria entre a Secretaria de Estado de Desenvolvimento e Inovação (Sedi) e o Programa Novos Caminhos, do Ministério da Educação (MEC), oferece 1.125 vagas gratuitas em quatro cursos de qualificação profissional nas áreas de gestão e negócios. As inscrições estão abertas até 30 de novembro e podem ser feitas no site da Sedi (http://abre.ai/novoscaminhos). As aulas serão ministradas na modalidade EAD (Educação a Distância) na plataforma da secretaria (www.ead.go.gov.br).

As aulas começam em 11 de janeiro e terminam em 5 de março. Os cursos – com carga horária de 160 horas de qualificação e certificação reconhecida pelo MEC – são de assistente administrativo, assistente de logística, assistente de planejamento, programação e controle de produção e assistente de recursos humanos (RH). “São cursos demandados pelo setor produtivo em Goiás, especialmente nas regiões de Anápolis e Aparecida de Goiânia”, explica o superintendente de Capacitação e Formação Tecnológica da Sedi, José Teodoro Coelho.

Para ter assertividade na oferta da qualificação profissional, a Sedi em parceria com o Novos Caminhos realizou o “Estudo de demanda para educação profissional do Estado de Goiás”. O material apresenta as principais demandas de mão de obra qualificada em 18 municípios goianos atendidos pelas Escolas do Futuro. No entanto, como os cursos serão ministrados em sua totalidade na modalidade a distância, candidatos interessados de outros municípios poderão se inscrever para complementar sua formação profissional.

Em Anápolis e Catalão, segundo o estudo, a principal demanda é de assistente em logística. Já em Aparecida de Goiânia, é assistente de planejamento, programação e controle de produção. Na capital Goiânia, a necessidade é de assistente administrativo e assistente de RH. “Qualificação profissional representa ocupação de mercado. É empregabilidade rápida”, lembra José Teodoro.

Requisitos para inscrição

Ter concluído o Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano);

Pelo menos 15 anos de idade;

E-mail válido do Gmail;

Estar logado em uma conta Google;

Ter em mãos os números do RG e CPF. ​