Programa de simulação parlamentar na Câmara dos Deputados com inscrições abertas em Goiás

Iniciativa é voltada aos estudantes do Ensino Médio, das redes pública e privada

Está aberto o período de inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PIB), que é voltado para alunos Ensino Médio de escolas públicas e particulares. A iniciativa da Câmara dos Deputados oferece aos estudantes uma experiência de simulação parlamentar, com a elaboração e discussão de Projetos de Lei. Em 2019, Goiás teve três jovens deputados finalistas, todos matriculados na rede estadual de ensino.

Segundo a Seduc, os alunos selecionados pela comissão do PJB passarão por uma formação a distância, sobre processo legislativo e relatoria de projeto de lei. Depois, haverá uma fase presencial em Brasília, entre os dias 21 e 25 de setembro, quando tomarão posse como jovens deputados. Durante uma semana, os estudantes participarão de atividades na Câmara dos Deputados e simularão uma jornada parlamentar real.

Os interessados em participar da 17ª edição do programa, precisam elaborar um Projeto de Lei e enviá-lo, junto com sua inscrição, até 29 de maio. A inscrição deve ser feita por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara.

No ano passado, três jovens da rede estadual de ensino de Goiás – Alessandro de Jesus Sousa, Kamila Duarte Medeiros e Rackel Silva Resende – estiveram em Brasília na jornada parlamentar ao lado de outros 77 estudantes, de diversos estados do país.

Da Redação do Alô Valparaíso
estudantes

Estudantes goianos que participaram do PIB 2019. (Foto: Seduc)

Compartilhe esta matéria!