Programa de simulação parlamentar na Câmara dos Deputados com inscrições abertas em Goiás

Iniciativa é voltada aos estudantes do Ensino Médio, das redes pública e privada

Está aberto o período de inscrições para o programa Parlamento Jovem Brasileiro (PIB), que é voltado para alunos Ensino Médio de escolas públicas e particulares. A iniciativa da Câmara dos Deputados oferece aos estudantes uma experiência de simulação parlamentar, com a elaboração e discussão de Projetos de Lei. Em 2019, Goiás teve três jovens deputados finalistas, todos matriculados na rede estadual de ensino.

Segundo a Seduc, os alunos selecionados pela comissão do PJB passarão por uma formação a distância, sobre processo legislativo e relatoria de projeto de lei. Depois, haverá uma fase presencial em Brasília, entre os dias 21 e 25 de setembro, quando tomarão posse como jovens deputados. Durante uma semana, os estudantes participarão de atividades na Câmara dos Deputados e simularão uma jornada parlamentar real.

Os interessados em participar da 17ª edição do programa, precisam elaborar um Projeto de Lei e enviá-lo, junto com sua inscrição, até 29 de maio. A inscrição deve ser feita por meio da ficha eletrônica disponível no site da Câmara.

No ano passado, três jovens da rede estadual de ensino de Goiás – Alessandro de Jesus Sousa, Kamila Duarte Medeiros e Rackel Silva Resende – estiveram em Brasília na jornada parlamentar ao lado de outros 77 estudantes, de diversos estados do país.

Da Redação do Alô Valparaíso

Estudantes goianos que participaram do PIB 2019. (Foto: Seduc)

Compartilhe esta matéria!