Professora cria projeto e alfabetiza funcionários de frigorífico em Novo Gama

8 alunos participam da iniciativa que busca garantir um futuro melhor para todos 156

Uma iniciativa tem feito a diferença na vida de um grupo de trabalhadores em Novo Gama, no Entorno do Distrito Federal. Uma professora se voluntariou para dar aula a funcionários de um frigorífico e o projeto de alfabetização já conta com 8 alunos.

O projeto surgiu quando Valéria Floripes, que também trabalha no local, descobriu que de 70 empregados, apenas um tinha o ensino médio. A ideia foi abraçada pela direção da empresa.

A pedagoga Valéria identificou o baixo nível de escolaridade dos colegas e começou a dar aulas para eles. “Os não letrados nós tentamos fazer uma seleção deles e tentamos abrir o projeto e trazer para alfabetiza-los”, contou.

Segundo o diretor do frigorifico, Thales Alves, o projeto começou há cerca de dois meses. “Isso é que movimenta a gente, a transformação na vida de cada um, na família de cada um. Isso traz uma perspectiva diferente para eles”, disse.

Na empresa foi montada uma sala com toda estrutura necessária, com quadro, carteiras e livros. Porém, o projeto se desenvolveu rapidamente e virou uma extensão da rede municipal de educação da cidade.

O projeto segue o calendário escolar de Novo Gama e, no final do curso, todos vão receber o diploma. E há quem já faça planos para o futuro.

O encarregado de serviços gerais, Valdean Silva Rocha, revela que seu sonho é montar uma mercearia. “Aproveitar os momentos que a gente tem aqui com a professora Valéria, aprender alguma coisa e, quando sair daqui, seguir para frente”, finalizou.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações do G1GO
estudante

Professora cria projeto de alfabetização no Entorno Sul. (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)

Compartilhe esta matéria!