Primeiras cirurgias de catarata são iniciadas em Valparaíso de Goiás

Pacientes cadastrados no Programa Municipal de Cataratas começam a ser atendidos

O Programa de Cirurgias de Catarata promovido pelo Governo Municipal e coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde, iniciou na última sexta-feira (14), as primeiras cirurgias no Centro de Atendimento Integrado à Saúde (CAIS).

Segundo a administração da cidade, os procedimentos cirúrgicos visam o tratamento da catarata ocular de centenas de pessoas. Ainda de acordo com a prefeitura, além das cirurgias de catarata, os contemplados farão procedimentos como pterígio e de retina. O programa foi lançado no dia 1º de junho.

O prefeito Pábio Mossoró destacou a iniciativa e lembrou que os pacientes atendidos fizeram a triagem e os exames no lançamento do projeto, no Hospital Municipal de Valparaíso (HMV). “É mais um avanço da nossa gestão em cuidar da saúde dos valparaisenses”, concluiu.

O que é a cirurgia de catarata?

A cirurgia para catarata é feita para tratar todos os tipos de catarata; a catarata congênita, que é aquela em que o bebê já nasce com dano no cristalino, ou a adquirida, que é caracterizada pela perda progressiva da visão, sendo consequência do envelhecimento em sua maioria.

A cirurgia é um procedimento geralmente rápido e, devido ao desenvolvimento técnico tanto dos aparelhos como dos médicos oftalmologistas, apresenta altas taxas de sucesso, lembrando que não é isento de complicações, entre elas infecções que podem levar à cegueira definitiva. A recuperação em geral é rápida e, em torno de 1 semana a pessoa já pode fazer grande parte de suas atividades rotineiras.

Programa Municipal de Cirurgia de Catarata. (Foto: Ascom/PMVG)

Compartilhe esta matéria!