De acordo com o cronograma da Secretaria de Segurança Pública e Administração Penitenciária (SSPAP-GO), o edital para o concurso da Polícia Militar deve ser publicado na próxima sexta-feira (15). O certame prevê 2.420 vagas para soldados de 3ª classe, como salários de R$ 1.500. Também serão ofertadas 80 vagas para oficiais. Há necessidade de ter curso superior.

Conforme divulgado pelo Diário de Goiás, o concurso será regionalizado. Entre os motivos para que o estado adotasse a medida estão a dificuldade de enviar profissionais a áreas mais distantes dos centros urbanos e por avaliação da PM devido a carência de efetivo em algumas regiões.

“É uma visão estratégica da área de Segurança Pública, especialmente no comando da Polícia Militar em que era preciso fixar homens nas diversas regiões do estado. Tínhamos um modelo onde eventualmente eram aprovados volumes significativos de policiais e você acabava por ter dificuldades de encaminhar policiais para regiões mais distantes da capital, naturalmente havia a preocupação de ficar próximo a centros urbanos por questão de comodidade. Agora estamos visando é atender o interesse público. A avaliação estratégica do comando da Polícia Militar que está definindo o quantitativo de vagas de cada uma das regionais existentes”, afirmou o vice-governador de Goiás, José Eliton.

Ainda de acordo com o titular da SSPAP, também será levada em consideração a proporcionalidade da população para a definição do quantitativo de policiais para determinada localidade. 

Postado por Marcelo Carlos (com as informações do Diário de Goiás)