Prefeitura anuncia Programa de Cirurgia de Catarata em Valparaíso

Ação de saúde ocular será lançada no próximo dia 1º de Junho

Na última sexta-feira, dia 24 de maio, o governo do município de Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal, anunciou que promoverá o Programa Municipal de Cirurgia de Catarata.

A ação da Secretaria Municipal de Saúde será lançada no sábado, dia 1º de junho, às 9h30, no Hospital Municipal, que fica situado no bairro Jardim Céu Azul.

Em suas redes sociais, o prefeito da cidade, Pábio Mossoró (PSDB), que os procedimentos contemplados pelo programa são as cirurgias de catarata, pterígio e de retina. “Também faremos novos cadastros”, concluiu.

O que é catarata?

A popularmente conhecida catarata é uma doença que ataca milhões de pessoas em todo o mundo. A causa mais comum é o envelhecimento natural do cristalino ao longo da vida. Há também a catarata congênita, na qual o bebê já nasce com a enfermidade (forma mais rara), e de causas secundárias, como o uso crônico de corticoide, doenças metabólicas, diabetes, uveítes (inflamação intraocular).

Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a catarata é responsável por 47,8% dos casos de cegueira no mundo, acometendo principalmente a população idosa.

Da Redação do Alô Valparaíso
catarata

Programa Municipal de Cirurgia de Catarata será lançado no dia 1º de junho. (Foto: Reprodução/Internet)

Compartilhe esta matéria!