Preço da carne bovina revolta consumidores em Valparaíso de Goiás

Moradores da cidade estão optando por ovos, frango e porco

O aumento nos preços da carne bovina não tem deixando muitas pessoas felizes, em Valparaíso de Goiás, no Entorno do Distrito Federal. Segundo o Sindicato do Comércio Varejista de Carnes Frescas no Estado de Goiás (Sindiaçougue), a queda das vendas já chegou a 70% em todo o território goiano.

Na fila de um dos maiores supermercados de Valparaíso, a aposentada Maria de Lourdes Pereira, de 78 anos, revela que tem optado pela compra de carne suína e de frango. “Estou comprando hoje carne de porco. Mas já vi que o preço também aumentou. O jeito vai ser comer frango e sardinha enlatada. Os preços estão altíssimos”, ressaltou.

O pedreiro João Marcos Souza, de 45 anos, resolveu acordar cedo neste domingo (01/12), para ir até o açougue e comprar 1 kg de carne moída para preparar a lasanha do almoço em família. Contudo, o preço revoltou o consumidor. “Do jeito que anda as coisas, vamos acabar tendo que procurar alternativas para substituir a carne vermelha. Isso é revoltante e me deixa bem triste. Na semana passada, comprei três bandejas de ovos porque me assustei com os preços”, contou.

Pesquisando por preços mais baixos em um atacadista que fica às margens da BR-040, o autônomo Josué Andrade, de 33 anos, confirmou que sua busca não foi satisfatória. “Já andei a cidade toda e o preço da carne bovina é muito parecido em todos os lugares. Estava pensando em fazer um churrasco e chamar os amigos. Porém, isso vai ficar para outro dia. A grana está curta”, comentou.

No último sábado (30/11), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que não vai interferir no preço da carne bovina, que no mercado atacadista teve alta média de 22,9%. De acordo com ele, é o mercado quem define o preço do produto. Contudo, Bolsonaro disse acreditar que o preço do produto deve baixar. “Quero deixar bem claro que esse negócio da carne é a lei da oferta e da procura. Não posso tabelar, inventar. Isso não vai dar certo”, afirmou.

Da Redação do Alô Valparaíso
carne

Carne suína é uma das opções mais escolhidas pelos valparaisenses no açougue. (Foto: Alô Valparaíso)

Compartilhe esta matéria!