Compartilhe esta matéria!

Postos do Na Hora passam a fazer cadastro de biometria para CNH

Serviço, antes restrito à sede do Detran, pode ser feito nas unidades de Taguatinga, Riacho Fundo e Gama, a partir desta quarta-feira (8). Processo é exigido para 1ª habilitação, adição de categoria e renovação do documento.

Postos do Na Hora passam a fazer cadastro de biometria para CNH — Foto: Detran-DF/Divulgação
Postos do Na Hora passam a fazer cadastro de biometria para CNH — Foto: Detran-DF/Divulgação

O cadastro de biometria para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação (CNH) foi ampliado para três postos do Na Hora, no Distrito Federal. O processo exigido para quem precisa tirar a primeira habilitação passa a ser feito também em unidades de Taguatinga, Riacho Fundo e Gama, a partir desta quarta-feira (8). Antes o atendimento ocorria apenas na sede do Departamento de Trânsito (Detran-DF).

Os postos funcionam das 7h30 às 19h, de segundo a sexta-feira, e o atendimento é por meio de agendamento (veja mais abaixo). O cadastro da biometria também é obrigatório para quem deseja mudar ou adicionar categoria na CNH, passar pela reabilitação ou renovar o documento.

Endereços dos postos do Na Hora que fazem cadastro de biometria:

  • Gama
    Setor Central EQ 55/56, AE Leste
  • Riacho Fundo
    Shopping Riacho Mall (2º andar), QN 7, área especial 1
  • Taguatinga
    QS 03 lote 11, lojas 4 e 8 – Pistão Sul

A biometria foi implementada pelo Detran-DF em 2018 com o objetivo de inibir fraudes na identificação de candidatos à habilitação e habilitados. O processo de identificação biométrica é exigido também para transferência da CNH de outras unidades da federação, no entanto, esse serviço não está disponível nos postos do Na Hora.

A coleta da biometria para renovação da CNH é exigida para as categorias A, AB, AC, AD, AE, C, D e E. Por enquanto, o cadastro biométrico ainda não é necessário para a renovação da categoria B.

Agendamento

Para realizar a identificação biométrica nos postos é necessário agendar o serviço no site do Detran-DF. No dia agendado para a coleta da biometria é preciso levar documento original em bom estado de conservação, CPF e comprovante de residência.

Após o cadastro biométrico, o candidato à primeira habilitação ou habilitados precisam procurar uma clínica credenciada ao Detran-DF para dar continuidade ao processo de primeira habilitação ou renovação da CNH.

Alô Valparaíso/Com as informações G1