Compartilhe esta matéria!

Planos de retomada às aulas presenciais são elaborados por representantes da Educação em Goiás

Reunião foi realizada essa semana por equipes das redes públicas estadual e municipais e da rede privada

Durante uma reunião realizada na última terça-feira, dia 23 de junho, representantes da Educação de Goiás apresentaram seus planos de ação para o retorno às aulas presenciais. As atividades estão paralisadas devido à pandemia do Novo Coronavírus (Covid-19).

A secretária de Estado da Educação de Goiás, Fátima Gavioli, o intuito é que o plano esteja aprovado e pronto para ser aplicado assim que as autoridades de Saúde do Estado autorizarem a retomada das aulas presenciais. “O governador Ronaldo Caiado, inclusive, me pediu para que garantisse a segurança de professores e estudantes para que esses não sejam expostos (ao vírus)”, revelou.

Os representantes das redes municipais e privada aproveitaram a oportunidade para apresentar as principais medidas que estão sendo programadas para uma possível retomada das aulas no mês de agosto. Na rede privada, por exemplo, o protocolo baseia-se em cinco dimensões: ações emocionais e de acolhimento; distanciamento social; higiene pessoal; limpeza e higienização de ambientes e monitoramento das condições de saúde.

De acordo com o presidente da Undime na região Centro-Oeste, Marcelo Ferreira da Costa, um primeiro passo para a retomada das aulas presenciais deve ser a conscientização dos pais e responsáveis sobre as medidas de segurança que estão sendo adotadas pelas escolas, em especial no que se refere à proteção individual. “É preciso um trabalho prévio com as famílias para orientar sobre as medidas e os protocolos de segurança, conscientizando para que essas crianças não se sintam ‘abandonadas’.”, reforçou.

Da Redação do Alô Valparaíso/*Com as informações da Seduc-GO