Compartilhe esta matéria!

PIB: Guedes prevê crescimento forte da economia para este ano

Ministro vislumbra “crescimento e taxas bem maiores” em 2021

O ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou na terça-feira (1/6) que o crescimento de 1,2% do Produto Interno Bruto (PIB) no primeiro trimestre de 2021 sinaliza “crescimento bastante forte da economia este ano”.

Segundo Guedes, o ritmo de alta nesse período foi melhor do que o do ano passado, quando o país foi atingido pela pandemia da Covid-19.

O chefe da Economia disse que o avanço do programa de vacinação em massa e dos protocolos de segurança protegerão ainda mais a economia. “É possível que vejamos crescimento e taxas bem maiores, arrecadação está vindo forte”, afirmou.

Na avaliação do economista-chefe da Necton Investimentos, André Perfeito, os dados também são positivos. As projeções do especialista apontavam para retração da economia brasileira no início do ano.

“O PIB foi puxado pelo consumo empresarial, o investimento, que avançou 4,6% no início do ano. Já o consumo das famílias e do governo tiveram queda no período, refletindo a segunda onda da pandemia e a contenção de gastos do governo que tem criado dados ficais melhores”, disse Perfeito.

Para o economista, com o progresso da vacinação, a expectativa é de melhorar ainda mais nos próximos trimestres. “O plano de Guedes de aumentar a demanda privada via investimentos está dando certo e o ajuste liberal em curso parece ter ganhado tração”, declarou.

O ministro da Economia participou nesta manhã de uma audiência pública virtual da Comissão de Educação da Câmara dos Deputados. Deu explicações sobre os cortes nos orçamentos da Educação e da Saúde.

Alô Valparaíso/*Com informações Metrópoles